sábado, 23 de agosto de 2008

A rodada...

Hoje começa mais uma rodada do Brasileirão, a 22º, com dois jogos: No Maracanã, o Fluminense, embalado com as duas vitórias seguidas, recebe o Sport. E em Florianópolis, o Figueirense busca a reabilitação contra o bom time do Vitória.

No Domingo, expectativa de um grande jogo no clássico carioca Vasco x Botafogo. Enquanto o time da colina busca a terceira vitória seguida no campeonato para se afastar ainda mais da zona de rebaixamento, o Fogão quer seguir sua caminhada de vitórias e chegar, caso ocorra um tropeço do Cruzeiro, a vice-liderança. Promessa de um grande público.

O Flamengo vai até Porto Alegre para enfrentar o Internacional. Para ambos, só a vitória interessa. Enquanto o Colorado gaúcho vai tentar se impor com a qualidade de Daniel Carvalho e a habilidade de D'Alessandro, o Mengo vai tentar surpreender com Marcelinho Paraíba e o lateral convocado da seleção, Juan.

Destaque também para o jogo no estádio dos Aflitos entre Náutico e Grêmio. Em 2005, esses times se enfrentavam na famigerada Batalha dos Aflitos, onde o Grêmio conseguiu o título da série B. Atualmente, os gaúchos são os líderes, enquanto o Timbú está na zona de rebaixamento e precisa da vitória.

Outros jogos: Atlético-MG x Atlético-PR, Palmeiras x Portuguesa, Ipatinga x Goiás, Santos x Cruzeiro e Coritiba x São Paulo.

Dá licença?

Quando se falava em licença maternidade aqui no Brasil, logo a polêmica era instalada. Sendo de até três meses, a licença era considerada insuficiente pelas mães que precisam ficar com os bebês recém-nascidos. No ponto de vista dos empresários e admnistradores de empresas, três meses são mais que suficientes. Evidente que a divergência acontece por estarem em lados opostos, enquanto um defende a qualidade de vida, o outro defende a lucratividade e os resultados financeiros.

Aumentar a licença de três para seis meses já é uma questão há muito tempo discutida, e que agora foi definitivamente, mesmo com toda a pressão das empresas, levada a sério. O presidente Lula vai sancionar e assim, fazer com que uma das relações mais divinas seja respeitada, que é a relação mãe-filho(a). Em países da europa, a licença maternidade em média já é de seis meses, inclusive podendo até beneficiar o pai também. Já há projetos de lei tramitando no congresso que visa aumentar também a licença dos atuais cinco para trinta dias aos recém-pais.

Lula foi feliz ao dizer que a ampliação da licença vai aumentar um pouco os gastos trabalhistas, mas vai reduzir a médio prazo os gastos com a rede de saúde pública, pois um convívio maior da mãe com o seu bebê consequentemente, evitará problemas com os pequeninos.

É do Brasil!



Foi emocionante a conquista da terceira medalha de ouro do país em Pequim. As meninas do vôlei de quadra feminino mostraram que atualmente são as melhores do mundo e de maneira invicta, perdendo apenas um set disputado, conquistaram o título olímpico ao bater os Estados Unidos por 3 sets a 1. José Roberto Guimarães faz história sendo o primeiro técnico a ganhar o ouro com equipes masculina (ganhou em 1992) e feminina.

Festa na China, com a sonhada vitória das meninas e o coroamento de um trabalho muito bem executado pelos dirigentes do vôlei, pois a estrutura atual é uma consequência de tantas vitórias brasileiras na quadra.

Comemorar também o bronze conquistado pela Natália Falavigna no Taekwondo. Esta medalha é inédita para o país e mais uma conquistada pelas mulheres.

Parabéns a todas as mulheres do Brasil!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Dia vitorioso e dourado


Entre o fim de noite de quinta até o fim da manhã de sexta, o Brasil teve o seu ápice nos jogos olímpicos em Pequim. Começou com o bronze de Ricardo e Emanuel no vôlei de areia, depois na mesma modalidade, veio a prata de Fábio e Márcio.

Ao acordarmos na sexta, tivemos a vitória da seleção masculina de futebol sobre a Bélgica, que garantiu o Bronze. Esta não foi tão comemorada, mas, independente do contexto, também é uma medalha conquistada.

Depois, veio a maiúscula vitória do vôlei masculino de quadra contra a Itália por 3 sets a 1, garantindo a classificação para a final contra o Estados Unidos, final que será repetida também no feminino. Emoções fortes e medalhas a vista.

Mas, a consagração veio com Maurren Higa Maggi. A paulista de São Carlos que em 2003 foi suspensa por doping e ficou dois anos fora do atletismo, pensou até mesmo em parar, retornou e no último ano deu mostras que iria fazer bonito nas Olimpíadas. E ela não decepcionou. No salto em distância, sem sequer saltar a última vez, Maurren cravou 7.04m ainda na primeira tentativa e conquistou o segundo ouro do país, o primeiro das mulheres no atletismo brasileiro.

Maurren confirma uma tendência neste grandioso jogos olímpicos: as mulheres estão fazendo história com seus desempenhos. E ela é um grande exemplo de superação, fé e vitória. Parabéns Maurren, parabéns mulheres.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Rodada Carioca

A 21º rodada do Campeonato Brasieliro foi excelente para os quatro clubes cariocas. Na quarta-feira, em Recife, o Fluminense conseguiu o segundo triunfo consecutivo e venceu bem o Naútico por 3 a 1, com três gols de Washington. Este resultado faz o Flu sair da zona de rebaixamento. O Náutico está no desespero, e ocupa uma das últimas quatro posições.

Ainda na quarta, o Botafogo na raça e com um pênalti polêmico, venceu o Cruzeiro por 1 a 0, com o gol de Lúcio Flávio. O Time sobe mais uma posição, agora é o terceiro, encostando no próprio Cruzeiro, e mantendo sete jogos de invencibilidade. Definitivamente o Fogão está na briga pelo título.

Já na quinta, mais duas vitórias. No clássico lusitano disputado em Santa Bárbara do Oeste, interior de São Paulo, a cidade do nosso dourado nadador César Cielo, o aniversariante do dia, o Vasco, que completava 110 anos de existência, venceu a Portuguesa por 1 a 0, gol de Alex Teixeira. Valeu pelo pontapé inicial de Cielo e pelos três pontos vascaínos, pois o jogo foi fraco tecnicamente. Mas manteve o rumo de vitórias do time de São Januário (Já é a terceira seguida) e o desespero da Lusa, que já está na zona de rebaixamento.

No Maracanã, o Flamengo mostrou que o Rio de Janeiro não faz bem ao Grêmio. Em um jogo eletrizante, o time venceu na garra o time líder do campeonato por 2 a 1, com gols de Maxi e Toró. Souza fez o dos gaúchos. É a terceira derrota do Grêmio, terceira sofrida no Rio de Janeiro para Vasco, Botafogo e Flamengo. O Rubro-Negro busca a volta ao G-4.

Os outros resultados: Vitória 0 x 0 Sport, Coritiba 3 x 0 Figueirense, Internacional 4 x 1 Palmeiras, São Paulo 2 x 1 Atlético-PR, Ipatinga 1 x 1 Santos e Atlético-MG 1 x 1 Goiás.

Basta ao Nepotismo

O Supremo Tribunal Federal aprovou uma súmula vinculante proibindo definitivamente o Nepotismo (empregar parentes diretos em cargos públicos indicados) nos três poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário.

Que fique bem claro que esta súmula vinculante é uma espécie de confirmação de uma lei que já existia, porém como de costume aqui no Brasil, não cumprida, devido a falta de punição. É uma verdadeira farra suja o que os nossos parlamentares, ministros, juízes, desembargadores e por aí vai fazem com este poder de indicar qualquer um para os cargos de assessoria e ganhar um gordo salário que sai de nossas contribuições. Tem caso de políticos que empregam esposa, filho, tio, tia, cunhado..., fazendo do setor público a extensão da sua casa. E o pior, com isso, a qualidade do serviço público prestado é sofrível. Espero que esta súmula faça esta prática antiga perder força e de fato esses cargos serem ocupados por concursados qualificados.

Mas, e o Nepotismo cruzado? aquele que um contrata o parente de outro? Ministro Lewandowski, outra súmula por favor! E em breve!

Meninas de Ouro

Há derrotas que são esperadas, previsíveis. Há derrotas que são decorrentes do excesso de favoritismo do derrotado. Há derrrotas que são lições. E há aquelas que doem, por se considerar injusta. E há derrotas como a das meninas do futebol feminino do Brasil, que fica difícil enquadrar em algumas das situações que coloquei. Previsível? com a bola que a Marta e Cristiane jogam, claro que não. Excessso de favoritismo? Também acho que não, pois já fomos derrotados em decisões tanto olímpica quanto mundial para a selação dos Estados Unidos. Injusta? Com a exímia marcação feita pela equipe americana que praticamente anulou o nosso eficiente ataque, com a frieza americana para cadenciar o jogo e após o cansaço físico fazer o gol da misericórdia, já na prorrogação, também não foi injusta.

Ou seja, dificil definir o que ocorreu. Só podemos definir uma coisa: Meninas, vocês foram guerreiras e honraram a camisa verde e amarela. Esta prata não foi uma derrota, pois em um país que não valoriza determinada modalidades esportivas e questões sociais, conquistar uma prata, é um ouro em dignidade e superação.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Rolando a bola...

Tem início hoje a 21º rodada do Brasileirão. Destaque para o jogo no Engenhão, no Rio de Janeiro, entre o ascendente Botafogo contra o eficiente Cruzeiro. Um jogo que no mundo do futebol é considerado de seis pontos, pois quem vencer, além de impedir que o concorrente avance no G-4, ganha três preciosos pontos na corrida pelo título.

Em Porto Alegre, no Beira-Rio, o irregular Internacional recebe o terceiro colocado Palmeiras. A vitória é fundamental para as pretensões palmeirenses de manter-se no G-4. E só a vitória poderá salvar Tite, técnico colorado, que não conseguiu ainda acertar a equipe gaúcha.

O estádio dos Aflitos, em Recife, será o palco ideal para os aflitos Náutico e Fluminense. Os dois precisam da vitória para sair da zona de rebaixamento. Cuca tenta se afirmar e vai armar um Flu ofensivo em busca dos três pontos. O Náutico vem em queda livre há várias rodadas e espera que o retorno de Roberto Fernandes no comando técnico, possa motivar a equipe.

Os outros jogos desta quarta serão: Coritiba x Figueirense, Vitória x Sport, São Paulo x Atlético-PR e Ipatinga x Santos.

Amanhã, os resultados e os outros jogos que fecham a rodada na quinta-feira.

Hilário Eleitoral Gratuito: Começou!

Pois é, eleitores do Brasil! Começou ontem o sucesso de audiência da TV brasileira, o Horário Eleitoral Gratuito. Ele tem como objetivo principal conscientizar os cidadãos, para escolher com clareza o melhor candidato para os cargos de prefeito e vereador de seus respectivos munícipios. Porém, paralelamente, este momento revela grandes humoristas e verdadeiras figuras. Como prometi, vou trazer os momentos bizarros que acontecerão durante a propaganda este ano. Mas enquanto ainda não temos a coletânea, vejam aí mais um aperitivo do que teremos pela frente:



É so aguardar que em breve atualizaremos...

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Tragédia anunciada

Estou muito feliz por não poder ter visto, apenas ouvido, a mais uma tragédia ocorrida na China. Desta vez os culpados foram os nossos Hermanos, que sem piedade, após notarem que a seleção de Dunga seria inofensiva, golearam o Brasil por 3 a 0, e vão disputar o bicampeonato olímpico contra a Nigéria. A nossa seleção, restou a disputa pelo bronze contra a Bélgica.

Quem acompanha futebol, notou que desde o inicio deste ano, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira e o próprio técnico Dunga, deram pouca ou quase nenhuma atenção ao preparo da seleção olímpica. Amistosos pífios foram disputados e só pouco antes dos jogos começarem foi que todo o grupo foi reunido. Faltou um planejamento adequado, pois era a busca de uma conquista inédita. Faltou um grupo mais coeso, com mais bola e menos pancada. E faltou um técnico experiente para preparar um time taticamente e tecnicamente.

Enfim, Dunga deve ficar no cargo até o jogo contra o Chile, em Santiago, pelas Eliminatórias da Copa-2010. Se vencer, ganhará uma sobrevida. Empatando, dependerá de sua sorte e da pressão da torcida. E perdendo, pode até ficar por lá, fazer um passeio pelas Cordilheiras, porque já estará moralmente desempregado.

Melhor para Agüero, genro de Maradona, e Riquelme, que com sabor de revanche fizeram a festa em Pequim. E para mim também, que fazendo exames do DETRAN em uma clínica, fui poupado de ver este vexame.

Se rendeu...

E por volta das 22h de hoje entregou-se à polícia o ex-deputado estadual pelo Rio de Janeiro, Álvaro Lins. Indiciado por corrupção ativa e por lotear os cargos na Polícia Civil, Lins foi cassado, teve a prisão decretada e estava foragido desde a última quinta-feira. Ele se entregou na Polinter, localizada na zona portuária do Rio de Janeiro.

O que se espera agora é que se cumpra a lei e puna-se Lins e qualquer outro envolvido no esquema de corrupção. Sempre digo que é a certeza da impunidade o maior incentivo para que se cometa atos ilícitos. Essa é uma boa oportunidade para que se demonstre que a justiça é igual para todos, no que tange à lei.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Atentados à coragem

Foi destaque em toda a mídia o ataque de soldados da Geórgia sobre um grupo de jornalistas turcos que chegavam próximo do território da Ossétia do Sul, região que está sendo disputada belicamente entre a Rússia e a Geórgia. Recebidos a bala, os jornalistas só não morreram por um milagre.

E Hoje, ao acompanhar o JORNAL NACIONAL, vi que o repórter Marcos Losekann e o cinegrafista Paulo Pimentel, da TV GLOBO, foram sequestrados por cinco horas no Líbano por integrantes do Hezbollah, grupo político-terrorista. Eles realizavam uma reportagem sobre um bar temático em Beirute chamado "Buns and guns", que em português significa "pães e armas", que é a lanchonete mais agitada de Beirute. Ele tem armas expostas, serve as refeições com nomes de armas e atos terroristas, ao som de tiroteios e ataques aéreos.

No meio da reportagem, um grupo chegou e mandou que os jornalistas entrassem em um carro com os vidros cobertos. Depois de cinco horas de terror, o grupo liberou Losekann e Pimentel exigindo que eles voltassem imediatamente para Londres.

Oo jornalistas enganaram os terroristas, entregando uma fita que não era a original com as imagens do Bar. O Consulado brasieliro em Beirute apresentou uma queixa crime, mas o próprio governo Libanês admitiu que pouco pode fazer contra o Hezbollah.

Os dois "atentados à imprensa" , que felizmente não vitimou ninguém fatalmente, são exemplos de que ainda em pleno século XXI, a liberdade não é respeitada. Principalmente em países do Oriente, como o Líbano e a olímpica China. Certamente muitos jornalistas vão se sacrificar pelo objetivo em que muitos de nós devemos nos apoiar: A ética, a verdade e a coragem de denunciar o que está errado.

Onde está Álvaro?

E continua foragido o ex-deputado estadual e ex-chefe da Polícia Civil no Rio de Janeiro, Álvaro Lins. Desde quinta, quando foi decretada a sua prisão após a perda da imunidade parlamentar no processo em que foi indiciado por corrupção. O advogado diz que Lins está em uma clínica se recuperando de uma depressão após os recentes problemas. O próprio advogado disse que em breve ele irá se apresentar.

Tô sentindo que o Habeas Corpus está ganhando forma...

Mulheres do Brasil

Duas vitórias significativas de mulheres brasileiras em Pequim. Primeiro, a maiúscula vitória da seleção brasileira de futebol feminino sobre a Alemanha por 4 a 1, com shows de Marta e Cristiane. A goleada garantiu o Brasil na Final contra os Estados Unidos.

E Fernanda Oliveira e Isabel Swan conseguiram um feito inédito: a primeira medalha feminina no Iatismo. Elas conquistaram o bronze na classe 470. Elas comemoraram muito o ótimo desempenho e a surpreendente medalha na modalidade.

E mesmo com a eliminação, quero saudar também a Fabiana Murer, que foi "tungada" devido a falha na organização dos jogos, que simplesmente desapareceu com uma de suas dez varas de salto. Fabiana, você foi uma guerreira olímpica, pois mesmo prejudicada, teve o espírito olímpico e competiu. Parabéns pelo belo exemplo de desportividade. Já és uma vitoriosa.

Aplausos as mulheres do Brasil! E uma vaia para quem sumiu com a vara da Fabiana (que estranho!)...

domingo, 17 de agosto de 2008

Yes, we have Phelps!

Acompanhei ao vivo pela TV todas as oito medalhas de ouro conquistadas pelo maior atleta olímpico de todos os tempos, o americano Michael Phelps. Somada as medalhas conquistadas nas Olimpíadas de Atenas em 2004, ele possui 14 conquistas de OURO...

Se Phelps fosse um país, estaria tranquilamente entre os cinco primeiros, inclusive a anos-luz de nós brasileiros. Mas ele é o representante-mor de uma potência olímpica que está perdendo a soberania. A China, tanto na grandiosidade da organização, nas instalações dos jogos e na sua célere economia, mostra a sua evolução também nas conquistas. Eles já haviam demonstrado em Atenas que iriam incomodar, e a previsão está se materializando com a liderança até folgada no quadro de medalhas.

Vi a insistência que o desastroso beligerante presidente dos E.U.A, o Bush, se associa a Phelps. Nada melhor que no fim de seu nada saudoso governo, se aliar a uma imagem imaculada e campeoníssima como a de Phelps, tentando com isso puxar um pouco das "congratulations" para ele...

Mas a grande verdade é que surge uma nova potência economica-esportiva. Diferente da medição de forças que havia entre os Estados Unidos e a União Soviética nos tempos da Guerra Fria, a China com muita disciplina, investimento e trabalho está dominando o cenário atual. E como uma coisa pode puxar a outra, eles estão de "olhos bem abertos" rumo a seu objetivo principal: Tirar dos Estados Unidos o status de superpotência mundial.

Mas os Chineses fecham bem os olhos quando o assunto é Tibet, a pobreza de um bilhão deles, os atentados terroristas e por aí vai... Pelo jeito eles já aprenderam uma prática norte-americana muito conhecida: A manipulação das informações e da verdade.

Obama ou Mccain estão torcendo para que mais Phelps apareçam...

E lá vai o Grêmio...

Teve início o segundo turno, a 20º rodada do Brasileirão, mas tudo continua como antes. O Grêmio venceu novamente o São Paulo por 1 a 0, agora em Porto Alegre e continua isoladíssimo na liderança. Novamente Perea foi o homem do jogo fazendo um gol muito discutido pelos são-paulinos.

Alegria também em São Januário, na sua peculiar irregularidade de goleadas, o Vasco goleou o Internacional de Nilmar e D'Alessandro por 4 a 0, com direito a uma colaboração generosa de Clemer, o goleiro colorado que falhou bisonhamente no primeiro gol a favor do Vasco. Após a segunda vitória no comando de Tita (Uma pela Sulamericana), o time sai da zona de rebaixamento, se enche de moral e quer embalar. Já para os gaúchos, a situação não é cômoda e Tite periga ser demitido.

No Maracanã, na estréia de Cuca, o Fluminense venceu o Atlético-MG com um magro 1 a 0. Resultado bom para motivar a equipe, mas ainda insuficiente para tirar o tricolor da zona de rebaixamento.

Excelente resultado do Botafogo fora de casa, venceu o perigoso Sport por 1 a 0. O time é o melhor do Rio de Janeiro na competição, já chegou ao G-4, superando São Paulo, Vitória e Coritiba e solidifica sua posição na briga pelas primeiras posições. Ney Franco deu o ingrediente que faltava no bom time do Bota: Competitividade.

Na Vila Famosa, o Santos empatou com o Flamengo em 2 a 2, resultado ruim para ambos, já que o Rubro-Negro cai para sétimo e o Peixe segue na zona de rebaixamento.

O Palmeiras continua vivo na busca pelo título, venceu o Coritiba por 1 a 0.

Demais resultados: Cruzeiro 2 x 1 Vitória; Atlético-PR 5 x 0 Ipatinga; Figueirense 2 x 1 Portuguesa e Goiás 3 x 0 Náutico.