sábado, 13 de setembro de 2008

Grave Crise

Há alguns dias chamei a atenção para a crise sócio-política na Bolívia. Primeiro foi a tentativa sem sucesso da oposição para destituir Evo Morales, liderados por alguns estados onde o repasse da tributação do gás foi reduzido. Agora, some-se a isso a crise diplomática com os Estados Unidos, que acusaram o país, ao lado da Venezuela, de não combater com veemência o plantio e tráfico de drogas. Com recíprocas expulsões de seus embaixadores, Venezuela, Bolívia e Estados Unidos travam um combate que pouco contribui para a solução dos problemas causados pelo narcotráfico. A Bolívia já declarou estado de sítio em Pando, estado que está em convulsão social. Evo está passando por momento difícil e delicado na presidência.

Não irá adiantar uma crise e retaliações diplomáticas. Nem interferências externas. O que adiantará é um comprometimento sério das autoridades no combate ao avanço do narcotráfico. E lembrar que em um regime democrático, o representante eleito pelo povo deve, balisado na responsabilidade e probidade administrativa, governar o país. Cabe ao povo cobrar, exigir e até destituir, se for o caso. Não pode é outro país, mesmo que seja "potência", querer interferir.

Agora o comentário infame: De José Simão, da Bandnews: O Lula criou um programa de apoio ao Evo Morales: O PUM (Plano de União ao Morales)...

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Hilário Eleitoral Gratuito

E surge uma atualização do Hilário Eleitoral Gratuito, o mais completo humorístico do Brasil! Acompanhem aí abaixo mais um sucesso de audiência!



Com a colaboração do KIBELOCO

Em breve, mais figuras!

11 de setembro

Há exatos sete anos ocorriam os atentados às torres gêmeas do World Trade Center e a sede militar do Pentágono nos Estados Unidos. Sequestrando aviões, os terroristas, liderados por Osama Bin Laden, causaram a morte de mais de 3000 pessoas.

Muito recente ainda, os atentados deixaram uma chaga profunda para os familiares de quem inocentemente morreu. Lembro-me bem do dia, ainda era estudante do ensino médio, quando ao chegar a casa de um grande amigo após a aula, vi o plantão da TV GLOBO sobre a tragédia e em choque acompanhei até a noite as informações. O que se esperava pós-atentados é que se punissem os responsáveis, não uma nação inteira. O que Bush, Powell, Condolezza e c.i.a fizeram e continuam fazendo é um "genocídio silencioso" em busca da vingança, da regeneração do orgulho ferido.

O que dizer da vergonhosa prisão em Guantánamo, Cuba, que tem prisioneiros que só por ser Afegãos, a mesma nacionalidade de Osama, são detidos e torturados? E a invasão e o domínio trágico do Iraque? E os milhares de militares americanos mortos na guerra?

Não puniram os responsáveis, puniu-se a humanidade com mais um exemplo de imbecilidade protaginizado pelo governo beligerante e desastroso de Bush.

Aos mortos, minha homenagem. As famílias dos falecidos, minhas condolências. E para a humanidade, uma esperança de paz.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

As chefes

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontou que entre 1993 e 2006, o número de mulheres chefes de família passou de 19,7% para 28,8%. Foi apontado também no estudo que as pessoas de cor negra estão menos presentes nas escolas. Eles apresentam médias de anos de estudo inferiores e taxas de analfabetismo superiores.

Esta pesquisa não surpreende em nada para quem está antenado na realidade da sociedade atualmente. Sabemos que as mulheres ocupam um grande espaço no mercado de trabalho atualmente por serem mais estudiosas que os homens, mesmo ainda na comparação ganhando menos que o seu sexo oposto pela mesma ocupação. Mais delicado ainda é a anacrônica defasagem social entre negros e brancos, e diante das políticas públicas atuais que considero inexpressivas para solucionar este problema, só daqui a muito tempo, mais muito mesmo, teremos uma proximidade da tão desejada justiça social.

E para um diário argentino, o atual presidente Lula disse que será uma mulher a próxima presidente, em 2010. Mais uma chefe para nos comandar!

E um negro presidente, quando teremos? Será Obama um prenúncio?

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Deixa o homem trabalhar...

A vitória da seleção brasileira de futebol por 3 a 0 sobre o Chile pelas eliminatórias da Copa-2010 manteve o emprego do contestado técnico Dunga. O Resultado fez o Brasil pular da sexta para a segunda posição. Não me surpreendeu as boas atuações de Diego, Robinho e Luís Fabiano, pois são bons jogadores e parecem ter entendido que pressão externa se responde com bola cheia dentro de campo.

Mas o que me surpreendeu foi o comedido Dunga ao responder se a vitória era uma resposta ao presidente Lula (que durante a semana criticou a seleção e disse que Wanderley Luxemburgo era o melhor técnico do Brasil): "Todos os brasileiros estão felizes, inclusive o presidente". Ele não polemizou e mostrou inteligência ao não alimentar esta rusga, até porque Lula também pode opinar sobre a nossa seleção.

Agora os ingressos que estavam sendo vendidos a conta-gotas, devem se esgotar ainda hoje para o jogo no Engenhão, no Rio de Janeiro, na quarta-feira contra a Bolívia.

E a esperança vencendo o medo! Deixa o homem trabalhar!