quinta-feira, 11 de setembro de 2008

11 de setembro

Há exatos sete anos ocorriam os atentados às torres gêmeas do World Trade Center e a sede militar do Pentágono nos Estados Unidos. Sequestrando aviões, os terroristas, liderados por Osama Bin Laden, causaram a morte de mais de 3000 pessoas.

Muito recente ainda, os atentados deixaram uma chaga profunda para os familiares de quem inocentemente morreu. Lembro-me bem do dia, ainda era estudante do ensino médio, quando ao chegar a casa de um grande amigo após a aula, vi o plantão da TV GLOBO sobre a tragédia e em choque acompanhei até a noite as informações. O que se esperava pós-atentados é que se punissem os responsáveis, não uma nação inteira. O que Bush, Powell, Condolezza e c.i.a fizeram e continuam fazendo é um "genocídio silencioso" em busca da vingança, da regeneração do orgulho ferido.

O que dizer da vergonhosa prisão em Guantánamo, Cuba, que tem prisioneiros que só por ser Afegãos, a mesma nacionalidade de Osama, são detidos e torturados? E a invasão e o domínio trágico do Iraque? E os milhares de militares americanos mortos na guerra?

Não puniram os responsáveis, puniu-se a humanidade com mais um exemplo de imbecilidade protaginizado pelo governo beligerante e desastroso de Bush.

Aos mortos, minha homenagem. As famílias dos falecidos, minhas condolências. E para a humanidade, uma esperança de paz.

Nenhum comentário: