sábado, 9 de agosto de 2008

Última rodada

Hoje a partir das 18:10 h começa a 19ª rodada, a última do primeiro turno. De acordo com muitos cronistas, é neste momento que se define quem vai brigar pelo título, quem vai ficar na intermediária e quem vai lutar para não cair para a série B. Três jogos hoje: O Flamengo receberá o Atlético-PR precisando da vitória que não acontece há sete jogos. Um resultado positivo acalmará a crise na Gávea. Já o rubro negro paranaense busca o triunfo para fugir da aproximação da zona do rebaixamento.

No Morumbi, o São Paulo encara o Goiás. O tricolor paulista precisa vencer para não se afastar dos líderes e manter o sonho do Tri. O Goiás vem jogando bem e pode surpreender.

E no Mineirão, o Atlético-MG receberá o líder Grêmio. Se o tricolor gaúcho vencer, será simbolicamente o campeão do primeiro turno. Nos campeonatos de pontos corridos desde 2003, o campeão do primeiro turno manteve a soberania e ganhou o título nacional. Se empatar ou perder, só perde o título se o Cruzeiro vencer. Então, a galera cruzeirense vai torcer para o rival Galo hoje...

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Raça, amor e paixão

E antes que alguém diga que fico polemizando por divulgar o time de coração do Galvão, eu já sabia de fonte segura, um renomado integrante da crônica esportiva, o clube por quem ele inflama, mas para quem duvida, olha a alegria dele nesta foto aí:



Ele diz que nem sob tortura falará qual é o seu time... Mas, depois de uma cervejinha e uma festa...

Marreta Biônica 2


Estava almoçando e acompanhando o Jornal Hoje da TV GLOBO. Naturalmente que a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos era o destaque, aí os apresentadores Evaristo Costa e Sandra Annenberg chamaram ao vivo do estádio Ninho de Pássaro em Pequim nosso bravo Carlos Eduardo Galvão Bueno e a competente jornalista Sonia Bridi, que está há um bom tempo na China. Então, a Sandra aqui do Brasil perguntou ao Galvão o que ele tinha achado da cerimônia:

Sandra: E aí Galvão, foi a maior cerimônia de todos os tempos?

Galvão: Foi sim, mas cansativa. Quase quatro horas e ...

Aí, Sonia Bridi fez o que muitos brasileiros queriam fazer, FEZ o GALVÃO ficar quieto.

Sonia: Ah, Galvão (Já com cara de contrariado), eu não achei cansativa não. E tenho certeza que para os presentes aqui, para mim e para toda a China a festa foi maravilhosa e emocionante!

Aí, nosso intrépido locutor já P... da vida, fez uma cara e sem graça, com um sorriso amarelado falou algumas coisas sem nexo. Foi neste momento que Sonia Bridi danou a falar...

A partir daí, foi Sonia Bridi que ancorou a conversa com Evaristo e Sandra, enquanto o Flamenguista Galvão Bueno virou coadjuvante.

Mas ele não ia deixar barato.. quando Sonia Bridi ia explicar detalhes da festa, ele a interrompeu veementemente, chegou a colocar a mão no braço dela e puxou conversa com a Sandra Annenberg. Em segundo plano no telão do Jornal Hoje, Galvão faz um gesto tipo: "Deixa eu falar, você falou demais!"

Mas aí a conversa encerra-se com uma constrangida Sonia Bridi e um irritado Galvão Bueno.

Sonia Bridi vingou o Pelé. E fez Galvão ficar calado um pouco... Além do Rei, muitos brasileiros estão agradecendo-a por este feito que ninguém tinha conseguido...

Ela poderia virar comentarista nos jogos que ele transmite... Já pensou o espetáculo?

A Tocha está acesa...

Começaram oficialmente os Jogos Olímpicos de Pequim ou Beijing, na China. Com o lema "Um Mundo, um sonho", os jogos foram abertos com uma fantástica cerimônia no famigerado estádio ninho de pássaro.

É esperar pelos recordes, emoções, frustrações, mas principalmente a unidade e a paz entre as nações competidoras.

Subindo...

Fazendo exatamente o caminho oposto ao do ano passado, quando passou boa parte do primeiro turno na liderança e depois caiu vertiginosamente, o Botafogo começou irregular, mas agora vai subindo na tabela, ontem venceu o Figueirense em Florianópolis por 2 a 1. Mesmo com a expulsão de Carlos Alberto aos 24 minutos da primeira etapa, o time se impôs, jogou bem e conseguiu um ótimo resultado. O Fogão já é o oitavo e encostou no Flamengo.

Em São Paulo com muita chuva, o Palmeiras goleou o Vitória por 3 a 0 e se manteve no G-4. O Verdão chegou aos 34 pg, não tem mais chance de simbolicamente ganhar o primeiro turno, mas segue na cola dos líderes.

Mas quem mantém a chance de "ganhar" o primeiro turno é o Cruzeiro, que venceu o Internacional por 2 a 0 no Mineirão.

Na próxima rodada, o próprio Cruzeiro (36 pg) e o líder Grêmio (38 pg) decidirão este título simbólico...

E na dança dos técnicos, Tita assume o Vasco e Roberto Fernandes retorna ao Náutico depois de um passeio no Atlético-PR...

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Hilário Eleitoral Gratuito - Um aperitivo...

Nem começou o horário eleitoral gratuito em rede nacional no Rádio e na TV, só a partir do próximo dia 19, mas ele promete fortes risadas e emoções. Na semana passada a BAND promoveu um debate com os candidatos a prefeitura de Curitiba. O vídeo abaixo mostra o "preparo" e a "habilidade" do candidato Lauro Rodrigues do PT do B. Assista agora o nível de conhecimento e improvisação do bravo postulante a prefeitura:




Nervoso, não sabe discursar... Mas para que discursar, não era um debate? Dificuldade em expor as idéias... Grande Lauro! O político mais claro, sucinto e objetivo do Brasil!

Em breve, mais do Hilário Eleitoral...

Ferida mal cicatrizada

Recentemente o Ministro da Justiça, Tarso Genro, propôs a revisão da Lei de Anistia no que tange a punição aos agentes torturadores durante a Ditadura Militar, entre 1964 e 1985. A lei impede que sejam punidos os carrascos do regime militar. Essa declaração gerou uma reação por parte dos militares, que lembraram que não só houve tortutradores militares, mas também grupos civis armados pró-democracia que mataram, torturaram e sequestraram militares.

Acontece que ainda é recente as chagas deixadas por este sombrio período. Militares de ontem, são políticos hoje. E alguns se esquivam de sua origem. Os civis e rebeldes torturados que sobreviveram, são hoje Jornalistas, professores universitários, deputados, Ministros da República e até Lula foi detido em 1980, pelo DOPS. Tocar no assunto mexe muito com os ânimos de todos os envolvidos com o assunto "Ditadura Militar".

Recentemente, a Globo mostrou que documentos e arquivos da época estavam sendo queimados e apagados pelas Forças Armadas. O Exército faz uma dura resistência em abrir a caixa preta, temendo a revelação das atrocidades. O Governo atual, que conta com nomes como Dilma Roussef, então rebelde presa e torturada, briga pela justiça, mas não com muita intensidade em prol dos familiares dos mortos e desaparecidos pela mão de ferro do regime.

Enquanto não houver tolerância de ambos e coragem das autoridades políticas, durante muito tempo este assunto dará o que falar e sentir...

Otimismo verde e amarelo

Na enquete realizada pelo Blog sobre o desempenho dos atletas do Brasil em Pequim, o resultado revelou o otimismo dos brasileiros: 50% acreditam em um ótimo desempenho, 44% acreditam em um bom desempenho e apenas 6% esperam uma apresentação regular. Ninguém votou na opção ruim.

É esperar pelas medalhas...

Derrotas e Demissões

A 18º rodada foi crucial para o desemprego de dois técnicos. Cuca, pediu demissão no Santos, que perdeu de virada em casa para o Atlético-MG por 3 a 2. O treinador considerou que não conseguiu motivar o elenco que está na zona de rebaixamento. Felicidade do Galo mineiro, que mesmo com o técnico interino, conquistou uma importante vitória.

O outro desempregado teve um grande suspense, mas agora no final da tarde, foi confirmada a demissao de Antônio Lopes do comando do Vasco. Ontem, logo após o a derrota vexatória para o surpreendente Coritiba, por 2 a 0 em São Januário, alguns veículos de comunicação já davam como certa a saída do veterano treinador. Porém, pela manhã, o irritado presidente do Vasco, Roberto Dinamite, desmentiu e disse que Lopes estava mantido no cargo. Mas após uma reunião com toda a diretoria, foi decidida a saída de Antônio Lopes. Tita é o mais cotado para assumir o cargo.

O Flamengo perdeu mais uma, agora para o Goiás, por 2 a 1, e continua em queda livre. Já caiu para a sétima posição. o Goiás segue em reação.

E em noite inspirada, Washington garantiu a vitória do Fluminense sobre o ascendente São Paulo, fez todos os gols do Flu na vitória por 3 a 1, de virada. Resultado importante para acalmar a crise no tricolor carioca.

O Grêmio segue em sua excelente campanha, mantendo a liderança, vencendo o lanterna Ipatinga por 1 a 0 com um gol do eficiente Perea.

Outros resultados: Sport 2 x 0 Portuguesa e Atlético-PR 2 x 0 Náutico.

Hoje, fechando a penúltima rodada do primeiro turno: Figueirense x Botafogo, Palmeiras x Vitória e Cruzeiro x Internacional

Boletim Olímpico

E hoje a seleção brasileira masculina de futebol iniciou a busca do inédito ouro vencendo a Bélgica por 1 a 0, gol de Ernanes. A seleção jogou mal, principalmente no primeiro tempo, mas fez o suficiente para vencer. Tímida a atuação de Diego e Ronaldinho Gaúcho, mas esperamos que esta timidez fique apenas na estréia.

Durante um treino da seleção masculina de Vôlei, os ânimos se exaltaram. Após um jogada errada de Bruno Rezende, o técnico e pai, Bernardinho, reclamou veementemente. Gustavo foi intervir a favor do companheiro e levou bronca também...

Em briga de pai e filho... ainda mais se o pai for o Bernardinho...

É amanhã, a apartir das 9 da manhã, a cerimônia oficial de abertura dos jogos olímpicos. Será uma grande festa!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Segurança, Uai..

Foi retirar hoje o prêmio de aproximadamente R$ 26 milhões o mineiro sortudo que acertou junto com outro brasileiro, de Ji-Piraná, as seis dezenas da Mega Sena. O prêmio total era de R$ 52 milhões. O curioso é que ele ficou uma semana sem avisar a esposa e levou o bilhete escondido na meia. Ao chegar na agência da CAIXA para resgatar o prêmio, o mineiro depositou na poupança e com os rendimentos, vai lucrar em torno de R$ 110 mil mensais.

Mineirinho sortudo e esperto, uai...

Chega de Bomba

Essa moda de bomba... Teve na delegacia em Campo Grande aqui no Rio de Janeiro, teve bomba no atentado terrorista na China, teve Bomba no treino do Flamengo, teve Bomba na embaixada brasileira no Chile...

E quando teremos Paz?

Boletim Olímpico

Pois é, a abertura oficial é no dia 8, mas hoje já começaram os jogos olímpicos. A seleção brasileira feminina de futebol, de Marta, Daniela Alves e Cristiane, iniciou sua caminhada rumo ao ouro com um empate em 0 a 0 com a forte Alemanha. No primeiro tempo, supremacia alemã. Mas na segunda etapa, o Brasil foi melhor, perdeu muitas oportunidades, principalmente com Marta, persistindo a igualdade.

Amanhã, a estréia da seleção masculina, de Ronaldinho Gaúcho e C.i.a, contra a Bélgica, as 6 da manhã...

E hoje foi anunciado mais um corte na delegação brasileira: Juliana, que forma dupla de vôlei de praia com Larissa. Ela sofreu um grave lesão no tornozelo pouco mais de um mês dos jogos, se recuperou parcialmente, chegou em Pequim, mas foi cortada. Cheguei aqui a comememorar sua reabilitação, mas infelizmente ela está fora da disputa. Ana Paula foi convocada em seu lugar.

Nosso Futebol...

Mais uma rodada do Brasileirão começa hoje, a 18ª, a penúltima do primeiro turno. Expectativa para os bons jogos de hoje: No jogo dos extremos, o líder Grêmio vai tentar manter a ponta contra o lanterna Ipatinga. No Rio de Janeiro, o irregular Vasco recebe o embalado Coritiba.

No Maracanã, o Fluminense faz um jogo chave contra o São Paulo. Se vencer, ganha moral para começar a reação para sair da zona de rebaixamento. Se empatar ou perder, pode aumentar a crise eaté perder o técnico Renato Gaúcho. Para o Tricolor paulista, a vitória é fundamental para se manter no G-4 e continuar na cola do líder. E lembrar que há pouco mais de dois meses os dois estavam decidindo classificação na Libertadores...

Em Goiânia, o Goiás receberá o Flamengo. Depois que Hélio dos Anjos chegou ao time esmeraldino, a reação do time aconteceu. Já o Flamengo, que não vence há sete jogos, está caindo, da liderança para a sexta posição, e encara um princípio de crise. Lamentável a reação de alguns "desocupados" que foram até a Gávea cobrar com bombas raça do time. Não devem ter o que fazer...

Teremos ainda: Sport x Portuguesa, Atlético-PR x Naútico e Santos x Atlético-MG.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Apoio total

Na enquete em que o nosso blog perguntava aos visitantes se apoiavam ou não a Lei seca, o resultado foi unânime: 100 % optaram pelo sim, ser a favor da lei.

Um dos fatores pela unanimidade é a redução dos acidentes de trânsito, que matam tanto quanto uma guerra.

Mãos de Ferro

Ontem acompanhei na Globo a tentativa do Pedro Bial em cobrir o atentado terrorista na China que matou dezesseis policiais. Disse tentativa, pois ao chegar no local, Bial e sua equipe foi acompanhada de perto por militares chineses e obrigados a desligar as câmeras. Hoje, leio que jornalistas Japoneses foram detidos e agredidos por tentarem fazer a mesma cobertura. O governo japones promete protestar oficialmente.

Esta aí exposto como o governo chines costuma agir com a imprensa quando a mesma revela as obscuridades e os problemas da China, calando e intimidando com as maõs de ferro estatal. E a situação do Tibet? Por que ninguém comenta mais sobre a dominação vexatória da China sobre este pequeno país? Será por medo ou conveniência olímpica?

Poucos têm coragem como aquele bravo chines que encarou um tanque na Praça da Paz Celestial, há alguns anos...

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Disputa acirrada

Em uma pesquisa de intenções de voto divulgada hoje para a corrida presidencial nos Estados Unidos, O Democrata Barack Obama e o Republicano Jonh MCCain aparecem empatados com 44%. A disputa promete esquentar e acirrar as acusações entre os candidatos.

Recuperação fantástica

Juliana, que forma dupla de vôlei de praia com Larissa, se recuperou da lesão grave e já está em Pequim. Há pouco mais de um mês ela teve uma contusão no joelho e praticamente esteve fora das olimpíadas. Parabéns a equipe de médicos e fisioterapeutas pelo tratamento, a Juliana pela disciplina e crença na seu restabelecimento. E para nós é uma grande chance de medalha.

Na próxima sexta...

Nesta próxima sexta, dia 8, começarão os jogos olímpicos de Pequim. Todo o mundo focará a cidade sede das competições. Polarizando a disputa, Estados Unidos e China prometem um disputa acirrada medalha a medalha. E esta disputa representa o que hoje ocorre também em nível economico.

A China cresce absurdamente, mas em detrimento desta evolução, tenho acompanhado as distorções sociais existentes no gigante "comunista". Recentemente operários foram obrigados a abandonar seus postos de serviço em Pequim, na tentativa de reduzir a poluição atmosférica. Ocorre que eles não receberam seus proventos (uma ninharia!) e fizeram hoje uma manifestação cobrando o governo. Moradores desalojados também protestam por receber apenas R$ 1.800 por suas casas. Hoje na China comunista-capitalista, só 20% da população é de classe média, e a maioria passa necessidade, vive com muitíssimas restrições. Este problemas ofuscam, mas não tiram do país o destaque no atual cenário mundial.

A gastronomia chinesa, que tem espetinhos de escorpião, bichos-de-seda, grilos, carne de cachorro e outras "iguarias" consideradas exóticas por nós, na verdade tem uma origem que faz entender essas opções alimentícias. Devido a escassez de alimentos e a inúmeras mortes por inanição, os chineses adotaram os insetos como alimento para sobrevivência.

Ou seja, a China com uma população em torno de um bilhão e trezentos milhões de habitantes, receberá as olímpiadas e com certeza a "invasão" ocidental trará influência na rotina dos asiáticos. Enquanto hábitos, costumes e culturas se confrontarão, o nosso conhecimento sobre os chineses aumentarão.

E a tensão continua. Hoje, um atentado terrorista que matou dezesseis pessoas, todos policiais, assustou as autoridades. Fica a torcida para qua nada de grave ocorra durante e após os jogos.

Ausência Justificada

Meus amigos, devido a uma pane geral em minha internet banda larga, não pude atualizar meu blog no domingo e até o início da noite desta segunda. Já resolvido o problema, voltamos com as atualizações diárias.