sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Histórias de taxista

Estive em São Paulo nos dias 01 e 02 de setembro.

A trabalho.

Jantei em um restaurante Japonês chamado "BaYano".

"Enfrentei" os famigerados congestionamentos de trânsito das Marginais...

E lá, estando em um taxi, ao passar em frente aos Centros de Treinamento de São Paulo e Palmeiras - ficam um ao lado do outro - fui informado pelo motorista que Renato Gaúcho tinha sido demitido do Fluminense.

Aí, perguntei-lhe se já havia substituto. O taxista, santista saudoso dos tempos de Pelé, respondeu: - "Tem. E é solução que antes já não deu certo."

Sendo assim, especulei: Parreira? O Taxista respondeu: - "Não".

Abel? Valdir Espinosa? Carpegiani?... Vários nomes e sempre a negativa.

"Não deu" - encerrei. Quem é o "escolhido"?

- "Cuca". Disse com um ar de "xi, já vi este filme antes"...

O Fluminense é a síntese da crise que vive o futebol carioca dentro e fora de campo: Um clube tradicional, com uma grande projeção nacional, com uma imensa torcida e que há alguns anos vive a derrocada financeira e futebolística em virtude da má administração.

E olha que estou em São Paulo, estado que tem o atual campeão da Copa do Brasil - Corinthians - e seis clubes na série A, sendo que um lidera - Palmeiras - e o outro é o terceiro colocado - São Paulo - este último, apenas hexacampeão e atual tricampeão seguido.

Que inveja, hein...

Já no futebol carioca, o Flu...

Desde 1996 coleciona maus resultados, como os três rebaixamentos, e até alguns bons resultados, como o vice-campeonato da Taça Libertadores de 2008 e o título da Copa do Brasil de 2007.

Isso nada mudou positivamente no clube.

E a "colcha de retalhos" que é sua administração, com os vice-presidentes desalinhados e um patrocinador que interfere no grupo ao seu bel-prazer, fazem do Flu um clube mais que desorganizado. O Flu hoje é um clube desestruturado.

Como motivar um elenco cujo quem é atleta da patrocinadora recebe em dia enquanto quem é jogador do próprio clube está há meses sem receber?

Sem contar os fiuncionários que já ameaçaram fazer greve e os vice-presidentes que já pediram demissão...

Acho que o quarto rebaixamento em 13 anos será inevitável e possivelmente a única solução...

Com isso, os torcedores, estes de primeiríssima linha, sofrem com a incompetência dos últimos administradores e acompanham o clube perder força. Mas com a história, jamais morrer.

Espero que no final, não culpem o Cuca.

Enfim, cheguei a Rua Croata, meu destino em São Paulo. Encerramos o bate-papo sobre futebol. Paguei o taxista. Vou dormir.

O último a sair, que apague a luz.