sexta-feira, 8 de maio de 2009

Porco ou mosquito?

Foram confirmadas ontem pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, as primeiras quatro pessoas infectadas com o vírus da Gripe A, a famigerada Gripe Suína, no Brasil. Duas pessoas em São Paulo, uma em Minas Gerais e uma no Rio de Janeiro já foram tratadas e estão sem total risco de morte. Todas elas estiveram recentemente no México, país que registrou o foco da inédita doença. O ministro afirmou ainda que o Brasil está preparado para encarar uma possível epidemia, mas acredita que não haverá surto do vírus.

Até agora a gripe suína levou a óbito pouco mais de 40 pessoas em todo o mundo. Tenho lido que a gripe, apesar de nova e ter um vírus mutante, é de fácil tratamento com os remédios indicados. Já há o controle da doença em todo o mundo e a vida está voltando ao normal no México, supostamente o percursor deste pânico atual no mundo.

Comparando a gripe A com a Dengue por exemplo, ela ainda representa pouco risco a população. Só em 2008, segundo o site Estadao.com.br, a dengue vitimou fatalmente só no Rio de Janeiro 162 pessoas, em um montante de mais de 230 mil casos de pessoas infectadas confirmadas.

O fundamento da minha comparação é alertar que não esqueçamos de combater a Dengue. Mesmo com todos os holofotes para o simpático porquinho, ainda é um grande fantasma o aedes aegypti, um ínfimo mosquito que gerado principalmente por causa de nossos descuidos com o acúmulo de água, matou e pode matar muito só aqui em nossa cidade.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Opinião verdadeira

O relator do processo contra o Deputado Edmar Moreira (sem partido-MG), que foi acusado de ser proprietário de um castelo que custa em torno de R$ 25 milhões, o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) fez duras críticas a imprensa. Sobre a cobertura desses fatos que envolvem acusações contra parlamentares pelos veículos de comunicação, disse ele: “Pouca vergonha são as falsas afirmações da imprensa que vêm se estendendo todos os dias. Nunca concorreram a absolutamente nada e se intitulam donos da moral e da ética”. E não satisfeito falou mais: “Se temos 513 deputados e só um é investigado então ele é boi de piranha. O bonito para a imprensa é o Fernando Gabeira, que quando pegaram ele com passagens ele chamou vocês para pedir desculpas e todos se emocionaram”.

Mas o pior vem agora. Mostrando soberba e ignorando a manifestação pública de repúdio às corrupções rotineiras oriundas de Brasília, o nosso nobre deputado borrifou: “Estou me lixando para a opinião pública. Até porque a opinião pública não acredita no que vocês escrevem. Nós nos reelegemos mesmo assim.

Pode se afirmar que ele é corporativista. Ate aí, nada novo. Mas, este deputado foi destemido e sincero. O que ele falou reflete o que a grande maioria hoje de nossos parlamentares pensam e se apoiam. As retóricas, as falácias, sustentam inverdades e corrupções. E, como sabidamente, afirma o deputado, a opinião pública, o povo, a massa, a sociedade, esquece-se rapidamente destes escândalos como se acontecesse uma lavagem cerebral, e traz de volta através do voto, parlamentares condenados, cassados e por aí vai. Maior crédito a isso a falta de discernimento e consciência da representação cívica da população. Em uma nação que carece de uma boa educação, ainda não se aprendeu bem a votar.

A imprensa, claro, também tem a sua culpa. Defendendo seus interesses, determinados grupos de comunicação, divulgam o que lhe convém, e mascaram ou omitem informações. Mas há de lembrar que muitos donos de emissoras, jornais, rádios... são parlamentares. Será que há a isenção e a coragem de se noticiar a verdade?

Estão aí os dois lados da moeda. Fiquem a vontade para refletir e questionar. É assim que deve funcionar uma democracia. Com opinião pública e conhecimento da verdade.

domingo, 3 de maio de 2009

É festa!

Parabenizo os campeões estaduais por todo o Brasil, essa competição que pode não dar vaga na Libertadores, mas dá o prestígio de levantar o caneco do torneio mais antigo do país e que é responsável por momentos memoráveis.

Momentos memoráveis e que entram para a história como a decisão entre Flamengo e Botafogo de hoje. após um primeiro tempo equilibrado em que o rubro-negro soube aproveitar as oportunidades e fez 2 a 0, o Alvinegro empatou no segundo tempo na base da raça. Na disputa dos penaltis, prevaleceu a grandeza do excelente goleiro Bruno, que após defender uma cobrança de Vitor Simões no tempo normal, pegou os chutes de Juninho e Leandro Guerreiro, garantindo o 31º título flamenguista, o maior campeão do estado do Rio de Janeiro.

Agora é esperar a próxima semana com o início do sempre disputado e emocionante Brasileirão.