sábado, 17 de outubro de 2009

Saudades do ontem, medo do hoje e esperança para amanhã

Há 16 dias, o Rio de Janeiro foi escolhido pelo Comitê Olímpico Internacional para ser a cidade-sede dos jogos olímpicos de 2016. Feito Inédito.

Mas nada inédito foi o que aconteceu - e continua acontecendo enquanto escrevo - hoje na comunidade do Morro dos Macacos, nos antes agradáveis bairros do Grajaú e Vila Isabel.

Tiroteio desde cedo, uma facção criminosa rival tenta invadir a localidade, e ainda sem saber quem foi ou foram os responsáveis, um helicóptero da polícia militar foi atingido por balas, pegou fogo e mesmo com a habilidade do piloto que desviou de prédios, caiu logo em seguida em um campo de futebol e explodiu. Dois policiais morreram. Outros dois se feriram.

Detalhe: A cúpula da PM, bem como a sua "inteligência", sabiam do ataque criminoso deste sábado.

A população já não aguenta mais bravatas, retóricas ou desculpas esfarrapadas. Precisamos ter ação com uma real inteligência, e que a partir de ontem se organize as ações públicas em todas as necessidades básicas da sociedade. Saúde, Educação, Habitação e Segurança Pública.

A imprensa mundial já repercute negativamente - principalmente a de Madrid, cidade derrotada na escolha - o fato e já o associam a recente escolha do Rio como cidade olímpica em 2016.

Triste fato, lamento a morte trágica dos policiais e dos inocentes.

Saudades, mesmo sem ter vivido pessoalmente, quando em Vila Isabel só se tinha os confrontos musicais de Noel Rosa e Wilson Batista, por exemplo. O Samba era a priincipal característica do bairro.

Hoje, é o Morro dos Macacos e a criminalidade.

Tempos que, mesmo com a olimpíada, podem nunca mais voltar.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Curtas e Grossas...

O senador Eduardo Suplicy atende a um pedido da bela - mas cada vez mais magra - Sabrina Sato, "repórter" do humorístico "Pânico na TV", para colocar uma sunga vermelha em pleno Senado Federal;

Alex Teixeira, Maicon e Souza perdem pênaltis contra Gana na "decisão mais ganha" que foi perdida pelos meninos do Brasil no Mundial sub-20...

Na Austrália, Um bebê caiu na linha do trem no momento em que o mesmo estacionava, foi arrastado por 30 metros e nada sofreu. A mãe, que por um segundo se distraiu, quase morreu de susto. Milagre?

Maradona vai ser investigado pela FIFA pelo "desabafo" nada formal após a suada calssificação da Argentina à Copa de 2010 na África do Sul, terra de Joel Santana, que balança - e muito - no cargo.

Lula passeia por obras com Dilma, Ciro e até o Aécio! e diz que não faz campanha eleitoral.

Após a classificação, Honduras pode até ter Zelaya novamente no poder. Tudo graças ao empate da Costa Rica e a cabeça quente do René Simões, aquele mesmo que no início deste ano era treinador do Fluminense, que, aliás, ainda acredita que não vai cair para a segunda divisão.

Ano passado eu pensava o mesmo do meu Vasco.

Chega o Kindle, Bonner no Twitter avisando que não vai fazer o JN, R7 - aliás por que 7? - a modernização, velocidade, era da informação, TI, ufa! e os preceitos básicos do bom jornalismo que estão se dissipando ultimamente...

Ninguém comenta?

Nem sempre o que é, é. E o que não é, pode ser que é.

Viva a era do Ctrl+C e Ctrl+V!