quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Conflito de Interesses - Parte 2

E a resposta da TV Record não demorou a vir.

Após a repercussão da notícia enfatizada pelo jornal FOLHA DE SÃO PAULO e pelas Organizações Globo, de que o Bispo Edir Macedo e mais nove pessoas foram denunciadas pelo MP de São Paulo de desviar dinheiro de doação de fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus para empresas particulares e também para aumentar o poderio comunicacional da Rede Record, os acusados agora se defenderam através de seu canhão, a TV RECORD.

Lembrando de novo: Globo e Record são concorrentes ferrenhas em TV aberta hoje. Uma tem afinação com a Igreja Católica. Outra é pertencente aos bispos da Igreja Universal.

Hoje, 12 de agosto de 2009, foi a vez do JORNAL DA RECORD, ancorado por Celso Freitas e Ana Paula Padrão, limpar a barra da casa.

Diferente do que fez o seu referencial, o JORNAL NACIONAL, o telejornal da Record não colocou a resposta logo na abertura. Ao longo do jornal, eram feitas chamadas do tipo: “Veja as inúmeras obras sociais da Universal financiadas pelo dinheiro dos fiéis”; “Crescimento da RECORD incomoda a Globo” e por aí foi...

A matéria de defesa ainda não tinha entrado quando começava o famigerado “JN”, voltando o seu foco inicial para o aprofundamento das denúncias. Novamente quase 11 minutos de matéria global. Com direito até ao espião César Tralli.

Aí, em seguida, o JR colocou a defesa da Record.

Afirmando que “acha estranho e ilícito” a Globo ter acesso a informações sigilosas do processo, a Record acha que os ataques atuais é “desespero” das Organizações Globo, pois os últimos números de audiência mostram que a REDE RECORD vem crescendo e já é líder em horário nobres.

A Record considera que esse seu crescimento incomoda o “monopólio global de comunicação”.

Em seguida, foi exibida uma reportagem mostrando as obras sociais da IURD e a honestidade que há no repasse das doações dos fiéis. A grandeza da igreja foi abordada na matéria citando trechos do livro do próprio bispo Edir Macedo: “Se fosse só exploração, as pessoas não voltariam. Se elas retornam a igreja, é porque é benéfico.”

A Igreja Universal do Reino de Deus está presente em muitos países atualmente, como Finlândia, Portugal, Inglaterra, Colômbia e África do Sul.

Celso Freitas encerrou a telejornal que as denuncias estão sendo investigadas.


Essa batalha vai continuar. Ou vai esfriar para ambos os lados. Nunca antes na história deste país religião e TV foram tão conflitantes.

To curioso para ver se mensagens subliminares vão estar em “Bela, a feia” ou em “Caminho das Índias”

Nessa “Fazenda” da comunicação, espero que nós não ficamos “No Limite” das informações manipuladas... TUDO É POSSÍVEL!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Conflito de Interesses

Cheguei em casa, para variar cansado.

Liguei quase que simultaneamente, TV e Computador.

Aprofundo-me nas informações através da Web. E na TV, como pano de fundo ouço o Boechat no Jornal da BAND.

Durante o dia ja tinha lido no G1 e na Folha que o Bispo Edir Macedo e mais alguns colaboradores, foram apontados pelo Ministério Público de São Paulo como integrantes de uma quadrilha que desvia o dinheiro da doação de fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus, para empresas de fachada que foram criadas com o intuito de aumentar o poderio comunicacional do grupo Record.

Aí, por volta de 20h:15m, mudo para a TV Globo para assistir o JN... E como já era de se esperar, aparece o Bonner com a primeira chamada: "Justiça indicia Edir Macedo por lavagem de dinheiro"

Assim funcionava o esquema de acordo com a Folha e Globo: O fiel doa. O dinheiro ao invés de ser revertido para obras sociais, é aplicado nas empresas de fachada. As empresas de fachada depositam o dinheiro no exterior, que depois retorna e é usado para comprar emissoras de TV, Rádios e muito mais...

Só lembrando: Como o dinheiro é doado inicialmente a uma igreja, e como instituição ela é isenta de pagamento de impostos, o dinheiro ia limpinho, sem deduções, sabe se lá DEUS para onde...

Além de se espantar com esse suposto esquema, interessante também foi o destaque de quase 11 minutos no JORNAL NACIONAL desta terça, 11 de agosto de 2009.

Além de explicar minuciosamente o suposto golpe, o telejornal global fez questão de ligar o fato ao crescimento de sua principal concorrente, a TV RECORD, e até de lembrar aquele famigerado vídeo em que Edir Macedo "ensina" aos seus pares a como se impor e conquistar donativos de seus fiéis...

Como defesa, aparece o advogado dos indiciados negando tudo e dizendo que desde 1994, o grupo é acusado de enriquecimento ilícito sem provas fundamentais.

Como muitos sabem, Globo e Record estão ultimamente travando uma batalha na audiência (ou assistência, como diz meu mestre Luciano Zarur)...

E é muito salutar para a Globo explorar este fato...

A aguardar a resposta - ou não - da Record...

Cai, cai, mais um, cai, cai...

Após mais uma rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, três técnicos foram demitidos de suas respectivas equipes.

Botafogo x Atlético-PR no Engenhão. 0 x 0 no placar. Ainda no primeiro tempo, penalidade máxima para os donos da casa. Lúcio Flávio é o cobrador oficial. André Lima desrespeita a ordem, cobra e perde o pênalti e mais inúmeras chances de gol. Resultado final: Atlético-PR 1 x 0.

Pergunta: Quem é o demitido?

Ney Franco.

O treinador e dublê de cantor já se acertou com o Coritiba, que após mais uma derrota em casa e continuar amargando a zona de rebaixamento, dispensou Renê Simões, aquele que gosta de "filosofar".

E o Botafogo deve acertar com Estevam Soares, que faz uma boa e surpreendente campanha com o modesto Barueri.

E na boa terra, o Vitória empatou com o Fluminense e perdeu - isso mesmo, Vitória empatou e perdeu! - o treinador Paulo César Carpegiani.

Mesmo fazendo uma campanha mediana e ainda relativamente longe do Z-4 - grupo de quem cai para a série B ano que vem - o ex-meia de Inter e Flamengo não resistiu a sequencia de maus resultados.

Já são 18 técnicos demitidos ao longo da competição. Uma média de um a cada rodada.

É "chover no molhado" afirmar que trocar de técnico é apenas uma solução temporária ou um "acalma torcida" diante de maus resultados.

A esperança de que isso mude no futebol, na minha opinião, é pequena.

Diante de dirigentes amadores, planejamentos equivocados e acima de tudo, a paixão do torcedor, que se incomoda muito com as derrotas e insucessos, sempre haverá de existir aquele que pagará o pato.

Quem será o próximo?