terça-feira, 16 de março de 2010

Royalties que fazem chorar

A "emenda Ibsen", famosa ultimamente por fazer as autoridades políticas cariocas chorarem, deve ser vetada em breve pelo presidente Lula.

E após a ameaça do Comitê Olímpico Brasileiro, dizendo que é inviável a realização da Olímpiada em 2016 caso o repasse dos royalties do Pré-Sal seja conforme a sugestão do deputado Ibsen Pinheiro - metade para a união e a outra metade dividida entre os estados, sem privilegiar os produtores, como é caso do Rio de Janeiro - acredito que haverá um recuo no Senado, mantendo os bilhões de reais que o Rio de Janeiro tem direito, de acordo com a constituição.

Royalties é a compensação para os estados produtores de petróleo pelo impacto ambiental causado na extração do "ouro negro" do fundo do mar.

Para o Ibsen Pinheiro e os seus pares que aprovaram a emenda, o mar não é pertencente aos estados, e sim a União, portanto, para ele, o petróleo é de todos, e não apenas dos cariocas.

Porém, o que intriga é: Por que só agora - após a descoberta do Pré-Sal - é que os outros estados vieram questionar e modificar a lei dos royalties do petróleo?

Cheiro de ganância e interesse no ar...