quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Mudanças e Reformas

A partir de amanhã, 01 de janeiro de 2009, significativas mudanças em nossas vidas acontecerão. Além da renovação do sentimento de amor e esperança, teremos a posse dos prefeitos eleitos em todo o país em 2008, a implantação da nova lei (mais rigorosa) da formação de motoristas/condutores de veículos e a tão polêmica reforma ortográfica da língua portuguesa.

A partir de amanhã, palvaras como "auto-serviço" mudarão para "autosserviço". O hífen cai em situações onde a segunda palavra não é uma vogal repetida. Contra-ataque, por exemplo, continua com o hífen.

Acentos em "Pára", "Crêem", "Vôo" também deixarão de existir. Serão escritas sem a acentuação.

E o famigerado trema (aqueles dois pontinhos!) será extinto. "Linguiça", por exemplo, será escrito sem o acento, mas, a pronúncia continua a mesma.

Estas mudanças causaram polêmica aqui e em todos os países que tem o Português como língua oficial. Escritores, antropólogos, jornalistas e civis discutem os impactos, positivos e negativos, que esta reforma causará. Vale lembrar que teremos um tempo para a transição, até o ano de 2010, para a implantação total deste novo acordo.

Já é conhecida a complexidade de nossa língua. Esta reforma atualiza e língua e evidentemente, trará algumas dificuldades no início. É esperar para ver como nos comportaremos diante desta reforma.

Confesso a vocês que ficaria muito mais feliz com a reforma política, tributária, do código penal, da minha casa...

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Atitudes e palavras

Vai chegando o fim de mais um ano e desde que nos entendemos por ser humano, ouvimos os desejos de "Boas Festas", "Feliz Natal e um próspero 2009!" "Boas entradas!" e outros inúmeros desejos de felicidades.

É muito bom o clima deste momento do ano, em que a sensação de tolerância, amor e paz é maior. Porém, mesmo com este contagiante clima, a epidemia nao atinge a todos. O que dizer dos recentes ataques de Israel a Gaza, em que até este momento em que redijo temos mais de 360 civis inocentes mortos.

É por estas almas, as que se foram nestes atentados idiotas e as que causaram ele, que devemos pedir amor, tolerância e paz.

Tivemos um 2008 com muitas tragédias, decepções e mortes. Mas, neste mesmo ano que se passou, tivemos belos gestos de amor, tolerância e paz.

Amor, tolerância e paz. É isso que eu desejo a todos neste ano de 2009!

Basta isso para que tenhamos um maravilhoso ano! Pratique essa idéia!