sexta-feira, 10 de abril de 2009

Identidade em crise

E após várias especulações sobre a sua situação, o atacante da Internazionale de Milão e da Seleção Brasileira, Adriano, concedeu uma entrevista coletiva revelando que "dará um tempo" indeterminado em sua carreira.

Declarando estar sofrendo pressão na Itália, o jogador tomou a decisão surpreendente e disse que isto nada tem a ver com depressão, drogas, alcoolismo e um suposto envolvimento com traficantes de drogas na favela de Vila Cruzeiro, localizada na cidade do Rio de Janeiro.

Vários psicólogos consultados pelos veículos de imprensa chegaram praticamente a uma mesma conclusão: A ascensão financeira do atacante pode ter causado uma crise de identidade. A fama e os holofotes podem ter pressionado ele.

Quem conhece o mundo o futebol sabe que 99% dos jogadores bem sucedidos - o que não é a realidade do futebol, já que a maioria é assalariado - provém de uma origem muito humilde, pobre e repentinamente ascende para a riqueza meteórica, de cifras muitas vezes incalculáveis. Se não houver um trabalho, iniciado com a base familiar, para preparar o atleta para esta drástica mudança, esses casos de "crises de identidade" continuarão acontecendo.

Não é inédito, e visto que atualmente esta situação acontece cada vez mais precoce, com jogadores de 17, 18 anos, poderemos ter outros casos como este. Especificamente com o Adriano, desde o falecimento de seu pai, seu grande incentivador e curador, os sucessivos casos de desvirtuamento passaram a acontecer.

Sorte e recuperação rápida ao Imperador!

domingo, 5 de abril de 2009

Duelos de Titãs

Serão emocionantes os duelos pelas semifinais dos Campeonatos estaduais do Rio de Janeiro e São Paulo. Nos dois estados, os considerados quatro grandes clubes locais farão entre si os jogos decisivos rumo ao título estadual.

Em São Paulo, emoções até o último minuto para definir o último classificado, o Santos. O time venceu de virada a Ponte Preta por 3 a 2, e se une a Palmeiras, São Paulo e Corinthians. Os confrontos serão: Palmeiras x Santos; São Paulo x Corinthians.

Difícil apontar favorito, O Corinthians permanece invicto, o Santos chega com moral para a disputa após no peito e na raça, garantir a classificação. São Paulo e Palmeiras estão disputando ao mesmo tempo a Taça Libertadores em momento decisivo, e isso pode desviar o foco e desgastar fisicamente as equipes. Teremos fortes emoções.

No Rio, o Botafogo foi o último a garantir a classificação. Venceu o Resende por 4 a 0 e se mantém vivo para conquistar também a Taça Rio, pois já ganhou a Taça Guanabara e com isso pode ser Campeão Carioca sem a necessidade de finais. Em São Januário, O Vasco ratifica a ótima fase, e em uma tarde inspirada de Rodrigo Pimpão, goleou o Bangu por 4 a 0. O cruzmaltino foi o único a obter 100% de aproveitamento na Taça Rio e chega com moral nas semifinais.

No Maracanã, os já classificados Flamengo e Fluminense fizeram um jogo morno, mas com direito a parte quente no final. O Fluminense fez 1 a 0, e já contava com os três pontos e o confronto contra o Botafogo, quando o estreante Emerson empatou nos acréscimos, e definiu os confrontos em: Vasco x Botafogo; Flamengo x Fluminense. Certeza de "Maraca" lotado para os jogos.


Para quem desqualifica os estaduais, esta aí a prova de que esta competição é empolgante e vai novamente escrever mais um belo capítulo na história do nosso rico futebol brasileiro.