sexta-feira, 10 de abril de 2009

Identidade em crise

E após várias especulações sobre a sua situação, o atacante da Internazionale de Milão e da Seleção Brasileira, Adriano, concedeu uma entrevista coletiva revelando que "dará um tempo" indeterminado em sua carreira.

Declarando estar sofrendo pressão na Itália, o jogador tomou a decisão surpreendente e disse que isto nada tem a ver com depressão, drogas, alcoolismo e um suposto envolvimento com traficantes de drogas na favela de Vila Cruzeiro, localizada na cidade do Rio de Janeiro.

Vários psicólogos consultados pelos veículos de imprensa chegaram praticamente a uma mesma conclusão: A ascensão financeira do atacante pode ter causado uma crise de identidade. A fama e os holofotes podem ter pressionado ele.

Quem conhece o mundo o futebol sabe que 99% dos jogadores bem sucedidos - o que não é a realidade do futebol, já que a maioria é assalariado - provém de uma origem muito humilde, pobre e repentinamente ascende para a riqueza meteórica, de cifras muitas vezes incalculáveis. Se não houver um trabalho, iniciado com a base familiar, para preparar o atleta para esta drástica mudança, esses casos de "crises de identidade" continuarão acontecendo.

Não é inédito, e visto que atualmente esta situação acontece cada vez mais precoce, com jogadores de 17, 18 anos, poderemos ter outros casos como este. Especificamente com o Adriano, desde o falecimento de seu pai, seu grande incentivador e curador, os sucessivos casos de desvirtuamento passaram a acontecer.

Sorte e recuperação rápida ao Imperador!

Nenhum comentário: