sexta-feira, 20 de março de 2009

Folha Universal


Atualmente, O Grupo Folha da Manhã, que é responsável pelo impresso Folha de São Paulo, e a Rede Record de Televisão travam embates e trocam acusações. Desde a matéria, em 2008, da premiada repórter Elvira Lobato sobre o "império empresarial da Igreja Universal do Reino de Deus nos últimos 30 anos", os grupos não economizam na briga. Teve até uma ensaiada reação na justiça por parte dos representantes da Record, que entraram com um processo e foram derrotados.

Neste mês, a emissora de TV resolveu reagir novamente, agora através de sua programação. Desde o último dia 17, o Jornal da Record vem respondendo aos ataques do periódico. Uma matéria de mais de sete minutos, desconstrói alguns factóides do jornal, demonstra a suposta perseguição do jornalista Daniel Castro através de mentiras sobre a TV Record no intuito de menosprezar a empresa e seus profissionais, e cita a queda no número de vendas do periódico associando-a uma possível queda de qualidade editorial, fato que a matéria chama de "triste capítulo do jornalismo brasileiro".

A Folha reagiu dizendo que baseou-se em dados e informações verídicas para as acusações. Define como destemparada a reação da emissora e afirma que vai continuar as investigações comprometendo-se "em esclarecer o que parece tão imprescindível manter oculto”.

Será que os renomados grupos de comunicação vão ficar se atacando diariamente através de seus canais? Em que parte lembrarão dos leitores e telespectadores que buscam informação, entretenimento e cultura?

Até aonde brigas (de interesses) entre grupos de comunicação é benéfica e salutar para a população?

A ver os próximos capítulos... Sem mutantes, tá?