sábado, 16 de agosto de 2008

Segundo turno

Hoje começa a 20º rodada, ou a 1º do segundo turno, do Brasileirão. O destaque vai para o grande jogo em Porto Alegre entre Grêmio x São Paulo. Uma vitória gremista ratifica a caminhada do time rumo a conquista e aumenta a vantagem sobre o tricolor paulista. Uma vitória do São Paulo reduz a vantagem gaúcha e coloca fogo na briga pela liderança. A conferir este jogão!

No Rio de Janeiro, os desesperados Vasco e Fluminense fazem os seus jogos contra Internacional e Atlético-MG respectivamente. Precisando muito da vitória para tentar sair da zona de rebaixamento, ambos tem motivações para estes jogos. Enquanto o Vasco espera manter o embalo após vencer em casa com o time B o Palmeiras pela Copa Sulamericana, o Flu tem na estréia de Cuca o grande combustível para a vitória.

Após anunciar as contratações de Marcelinho Paraíba e Sambueza, o Flamengo espera recuperar a ponta no segundo turno, e vai encarar na Vila Belmiro o Santos. O Peixe precisa da vitória para respirar e sair das quatro últimas posições.

O Palmeiras encara o Coritiba em casa, um jogo com duas equipes que estão na briga pelas primeiras posições. Em Recife, o Sport recebe o ascendente Botafogo. E em Goiânia, o Goiás encara o Náutico.

Hoje teremos: Cruzeiro x Vitória, Figueirense x Portuguesa e Atlético-PR x Ipatinga.

Amanhã, logo após a rodada, os resultados...

Cesão de Ouro!


E saiu a primeira medalha de ouro do Brasil em Pequim, e foi na natação. Conforme havia prometido assim que conquistou o bronze nos 100 m livre, ele conquistou o Ouro nos 50 m livre batendo o seu próprio recorde olímpico, com o tempo de 21s30. Cielo se emocionou muito e lembrou de toda a sua trajetória até chegar ao alto do pódio na China.

Cielo foi uma grata surpresa e tem tudo para ser a principal figura olímpica brasileira em Pequim. Ele não era o nome mais badalado (era Thiago Pereira), mas provou com muita competência o seu talento. "Cesão" entra para a história com as duas medalhas conquistadas.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Chá de sumiço

Já é considerado foragido pela justiça o ex-deputado Álvaro Lins. Lins foi cassado pela Assembléia Legislativa do Rio pelo envolvimento na época que era chefe da polícia civil na quadrilha que "alugava" os cargos públicos. Ele era um dos principais responsáveis pela escolha dos delegados, superintendentes, e em troca recebia a gorda propina. Ele teve a prisão decretada após a perda do mandato e até agora não apareceu nem informou seu paradeiro.

Demora para se entregar... isso té me cheirando a Habeas Corpus!!

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Haja Bronze...

Mais um bronzeado brasileiro em Pequim. Cesar Cielo terminou os 100m livre em terceiro lugar ao lado do americano Jason Lezak , com 47s67, quebrando um jejum que vinha desde Sydney-2000, com a medalha de bronze conquistada pelo revezamento brasileiro. É a quarta medalha do país na China, todas de bronze. Cielo surpreendeu e garante que vai brigar pelo ouro nos 50 m livre, sua especialidade.

Parabéns ao Cielo...

Retomada da UNE

Esta semana o presidente Lula esteve no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, em frente ao que sobrou do antigo prédio da União Nacional dos Estudantes, a UNE, destruido pelos militares durante a ditadura. Lula reconheceu a culpa da União neste processo e permitiu a reconstrução do prédio. É o ressuscitar de um local que abriga muitas histórias, principalmente de lutas em busca da democracia.

Eu como estudante, fico feliz em ver ressurgir um pilar da história estudantil no país. Porém, me procupa o cenário atual em que o movimento estudantil se encontra. Espero que ao ficar pronto, o prédio-sede da UNE não vire uma torre de babel política, e sim um espaço que brigará pela melhoria educacional no país.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Adeus as pulseiras de aço

E por decisão unânime do Supremo Tribunal Federal, fica suspenso o uso de algemas em ações policiais e de julgamentos, exceção apenas para aqueles "meliantes" que oferecem "risco à sociedade".

Quero ver de perto se esta decisão do STF vai mesmo funcionar na prática... Vamos acompanhar se o tratamento vai ser igual entre os ricos e pobres, independente de oferecerem "risco à sociedade"...

Barril de pólvora

Gerou uma profunda irritação em todas as autoridades russas o apoio americano a Geórgia, como ficou claro através do pronunciamento do presidente George W. Bush. Ocorre que a Rússia quer que os Estados Unidos defina se vai apoiar o projeto russo ou o georgiano. Como a Rússia violou o cessar-fogo negociado entre as partes, os americanos resolveram apoiar a liderança da Geórgia e pediram imediatamente o fim dos combates.

Se não for tratado com cuidado político, este pedacinho do mundo que concentra a província separatista da Ossétia do Sul vai virar um super barril de pólvora podendo até ressuscitar a enterrada Guerra Fria.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Tá incluindo o Juiz?

Ao anunciar a contratação de Cuca, que estava no Santos, o Fluminense espera reagir e sair da incômoda zona de rebaixamento. O time em dezenove rodadas só ficou a frente do Ipatinga, mas com a mesma pontuação do lanterna. Em um curto espaço, o time foi do céu ao inferno, saiu de uma final de Libertadores a uma briga para não cair para a série B.
E para sentir a reação da torcida, o site oficial do clube colocou uma enquete para saber qual é o melhor esquema tático no returno. O problema é que, entre as alternativas, 24% dos tricolores votaram no esquema 4-4-3, com 12 jogadores, incluindo o goleiro (!?), o que é impossível, já que no futebol, a regra é clara (né, Arnaldo?) e estabelece onze jogadores na linha.



Do jeito que tá feia a coisa para o Flu, esse esquema com mais um, seria mesmo o ideal, desde que esse "reforço", fosse o árbitro...

Ilusão de uma perfeita imagem


Quem não se encantou durante a cerimônia de abertura dos jogos olímpicos de Pequim, quando uma linda menina chinesa com um vestido vermelho cantarolava com uma linda voz? Pois é, a menina, chamada Lin Miaoke(a direita, na foto) de nove anos, era linda, mas a voz não era sua. Era de uma outra menina, Yang Peiyi de 7 anos (a esquerda na foto), que devido a sua dentição irregular e uns quilos a mais, não pode representar a "beleza chinesa" na festa. A "farsa" foi revelada hoje, por Chen Quigang, em entrevista à televisão chinesa. O conteúdo chegou a ser veiculado no portal Sina.Com, mas depois sumiu.


Eles afirmam que esta decisão foi de interesse nacional, mas a verdade é que foi de interesse político. A bela imagem da menina poderá suprimir um bilhão de chineses abaixo da linha de pobreza e a dominação catastrófica no Tibet? É evidente que não, esta atitude de colocar a menininha linda é tão falsa quanto a situação social na China. Mas, em um mundo onde a imagem é tudo...

Mais um bronzeado

O judoca Tiago Camilo conquistou a medalha de bronze na madrugada desta terça ao vencer o holandes Guillaume Elmont, e com esta conquista, o Judô passa a ser a modalidade que mais deu medalhas ao Brasil em toda a sua história olímpica, com 15. E para Tiago, que já tinha sido prata em Sydney-2000, a segunda medalha o iguala a Leandro Guilheiro e Aurélio Miguel, também ganhadores de duas medalhas.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Vingança

De acordo com o diário esportivo de Portugal A BOLA, o judoca português Pedro Dias que derrotou João Derly, tirando o brasileiro das olimpíadas, estava motivado para vingar uma traição. O próprio Pedro Dias declarou que durante uma competição de Judô ocorrida em São Paulo, João Derly teria tido um romance com a sua namorada. "Tinha uma questão pendente com ele. Já fomos amigos, mas agora somos só conhecidos. Se é uma questão de saias? Pode dizer-se que sim, mas o assunto ficou hoje tratado", disse o judoca português. Pedro Dias também foi eliminado e terminou sua participação em Pequim em nono lugar.

Uma questão de saias que fez o Portuga se encher e derrotar o brasileiro pulador de cercas... E olha que não é uma piada de português...

Bronzeados

Na madrugada desta segunda-feira em Pequim, o Brasil manteve a tradição de sempre conquistar medalhas no Judô. Ketleyn Quadros fez história ao conseguir o Bronze, sendo a primeira mulher brasileira a conquistar medalha no Judô. A outra medalha foi de Leandro Guilheiro, que já havia conquistado o mesmo Bronze em Atenas e com um Ippon massacrante, garantiu mais uma conquista brasileira. Parabéns aos Judocas.

domingo, 10 de agosto de 2008

Grêmio bem na fita...

Encerrada a 19ª rodada do Brasileirão, a última do primeiro turno, e o Grêmio tem muito que comemorar. No sábado, os gaúchos golearam o Atlético-MG no Mineirão por 4 a 0. Com esta vitória, o time chegou aos 41 pontos, manteve a liderança isolada e conquistou simbolicamente o primeiro turno. A equipe mostra tranqüilidade, esquema tático bem definido por Celso Roth e a eficiência do conjunto liderado por Tcheco e Perea.

Ainda no sábado o Flamengo fez as pazes com a torcida ao vencer por um suado 1 a 0 o Atlético-PR, gol de Jaílton. Esta vitória mantém o time na briga pela vaga ao G-4.

E no Morumbi, o São Paulo venceu o Goiás por 2 a 1. O Time terminou o primeiro turno entre os quatro primeiros, cumprindo a meta estabelecida pelo técnico Muricy Ramalho.

No Domingo, o Vitória passeou no Barradão goleando com facilidade o Vasco por 5 a 0. Estreando novo técnico, Tita, o Vasco cometeu os conhecidos erros defensivos, culminantes para mais uma goleada. Tita vai ter muito trabalho e a torcida vascaína vai sofrer muito ainda com a deficiência técnica do time. Bem arrumado taticamente por Vagner Mancini, o Rubro Negro baiano faz uma ótima campanha e vai brigar por uma vaga na Taça Libertadores.

E no caminho oposto ao do Vasco, o Botafogo vai subindo. A vitória contra o Palmeiras por 1 a 0 consolida o time de Ney Franco na briga, o elenco está motivado e no rumo certo para alcançar uma vaga no G-4, que ano passado, escapou.
Vitória importante da Portuguesa (2 a 1) sobre o Cruzeiro, que se distancia do líder Grêmio em cinco pontos, e do Coritiba (3 a 0) sobre o Sport.

No Ipatingão, o Ipatinga venceu o Fluminense, de virada, por 2 a 1. Resultado que igualou a campanha de ambos na zona do rebaixamento, com 16 pontos. Esta derrota pode custar o emprego do técnico Renato Gaúcho no tricolor carioca.

Em Recife, o Náutico venceu o Santos por 1 a 0 e respirou um pouco, chegou a 21 pontos e saiu da zona de rebaixamento, empurrando o Vasco para as últimas quatro posições. O Santos segue com sua má campanha, integrando também a zona de rebaixamento.

Ainda tivemos o empate entre Internacional e Figueirense, em Porto Alegre, por 1 a 1.

Brasileirão só no próximo fim de semana, pois na quarta-feira teremos o início das equipes brasileiras na Copa Sul-Americana.

Exemplo de PAZ


Atualmente Rússia e Geórgia disputam belicamente o controle da província separatista da Ossétia do Sul. O medo de uma nova guerra é grande, visto que ataques aéreos, bombas, mortes e até o afundamento de um navio georgiano já aconteceram. Há um clamor mundial para que a situação não se agrave e com negociação política se chegue a um acordo de paz. Para incentivar as autoridades políticas, veja na foto o belo gesto que as atletas russa Natalia Paderina e a georgiana Nino Salukvadze fizeram durante a premiação no pódio olímpico da pistola de ar 10 m, neste domingo. Elas se beijaram e se abraçaram, demonstrando o repúdio através do carinho aos conflitos entre as duas nações. A russa foi prata e a georgiana foi Bronze.

Mais um exemplo que pela PAZ a justiça social é possível.

Muitos filhos, para o bem da TV...

Pessoas próximas a Luciana Gimenez afirmam que a apresentadora pretende deixar de fazer programa diário, no ano que vem, porque quer engravidar do marido, Marcelo de Carvalho, sócio minoritário da RedeTV!. Mas, as línguas maldosas da emissora comentam que aí tem dedo também de Amilcare Dalevo, que é o dono da rede. A assessoria da Rede TV! nega.

Sendo assim pessoal, vamos torcer para a apresentadora (sic) Luciana Gimenez ter um filho a cada nove meses!

Longo caminho

Ontem, ao acompanhar os resultados dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Pequim percebi que ainda há um longo caminho a percorrer em relação ao país ser uma potência olímpica, principalmente nas modalidades individuais.

Comparando com os jogos Panamericanos do Rio, ano passado, alguns poderiam imaginar que o Brasil teria um desempenho fantástico. Só que em Olimpíadas, o nível é diferente, a dificuldade é muito maior. Vejamos o exemplo do nosso nadador Thiago Pereira. Venceu praticamente todas as provas que disputou no Pan, mas nos 400 metros medley no lindo parque aquático Cubo d'água em Pequim, se classificou em último lugar para a decisão e manteve o resultado na final, o oitavo lugar.

É notavel o avanço de algumas modalidades no Brasil, mas isto ocorre principalmente devido ao destaque individual de alguns atletas como o Guga (Tênis). É necessário fazer como os países líderes de conquistas de medalhas fazem. Investimento maciço na dobradinha educação-esporte, que a médio prazo, dá resultados fascinantes. Lembrando que além de fazer campeões dentro do esporte, esta medida fará muitos medalhistas de ouro em dignidade.