sexta-feira, 9 de abril de 2010

Após a tempestade, vem a ... Granada!

Trânsito caótico na Barra da Tijuca.

-Será que alagou algum lugar novamente?

Não...

Desta vez, foi um atentado.

Um atentado a Rogério Andrade, herdeiro de Castor de Andrade, que briga com seus familiares há anos para ter o domínio do jogo do bicho e caça níqueis.

O Filho dele, de 17 anos que estava na direção do carro, morreu na hora. Rogério foi ferido, mas sobreviveu.

O Rio vive momentos de tensão. Quando não é chuva, é violência. Quando não é água, é fogo. Quando não é alagamento, é granada...

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Niterói e o caos da omissão

Estou muito triste.

Podemos ter mais de três centenas de mortos, caso a estimativa negativa do secretário de saúde e defesa civil do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, se confirme sobre o número de pessoas  - em torno de 200 - que estão soterradas na montanha de terra que deslizou no morro do Bumba, no bairro de Cubango, em Niterói.

O local abrigou um lixão há 60 anos e estava totalmente ocupado por moradias, que com o deslizamento, levou abaixo em torno de 60 residências.

Os bombeiros trabalham no local, mas o lixo, as chuvas e a quantidade de terra atrapalham o resgate dos desaparecidos.

Moradias sobre um antigo lixão?

Será que está faltando terreno para construção em Niterói para se habitar?

Além se ser uma área montanhosa, construir sobre um antigo lixão, me parece, no mínimo, um desleixo e uma promiscuidade das autoridades públicas de Niterói.

Sou leigo, confesso. Mas não parece óbvio que construir algo sobre um lixão não acarretará problemas no futuro?

Enquanto se pensar política no Brasil de maneira particular, em que mais vale os interesses particulares, com o enriquecimento do ego e do bolso das autoridades, em detrimento aos projetos de interesse público, catástrofes como estas continuarão acontecendo...

No caso da cidade de Niterói, o prefeito Jorge Roberto Silveira, já ocupou o mesmo cargo de prefeito outras vezes... Ou seja, ele tem sim, diferente de seu par edil do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, muita culpa nesses tormentos... Paes assumiu há dois anos, é pouco ainda para responsabilizá-lo totalmente pelo caos na cidade carioca.

Jorge Roberto Silveira, ao contrário, foi omisso em questões importantes, principalmente sobre as ocupações irregulares. Encosta e Lixão não é local ideal para habitação.

Meus pêsames aos familiares das vítimas.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Tragédia inédita????

Ouvi muita gente nas ruas, ao tentar ir trabalhar no dia de hoje, 6 de abril de 2010, dizer:

"Isso nunca aconteceu. É o caos. É o fim do mundo! 2012 anunciou"

2012 é um recente filme que aborda o "fim do mundo" por causas naturais....

Vamos aos fatos:

Em 1996, há 14 anos, eu tinha 11 anos e ainda morava na Penha quando a nossa cidade maravilhosa sofreu com uma forte chuva que alagou muitos bairros, matando muitas pessoas.

Estava prestes a me mudar para o bairro da Curicica, onde na ocasião, foi um dos bairros que mais sofreu com a tempestade. Lembro-me das imagens tristes que via pela TV e meses depois, ao conversar com pessoas atingidas, tive uma noção do sofrimento delas. Ainda era evidente as consequencias desta tragédia, mesmo com muitos dias passados.

Detalhe: Este local, fica a menos de 1 Km da minha casa.

Pouca coisa por aqui para evitar uma nova tragédia foi realizada.

6 de abril de 2010. 14 anos depois, várias autoridades passaram pelo poderes públicos. Outras chuvas fortes vieram. As moradias nas encostas só aumentaram.

Nada foi feito, efetivamente, para se resolver o problema das enchentes.

Evidente que não é só culpar as autoridades. A população tem sua parcela de culpa. Os lixos que jogamos nas ruas também contribuem - e muito - para a dificuldade de escoamento da água.

Mas a responsabilidade maior é de quem está no poder público.

Irresponsável, Sr. Governador, é quem passa pelo governo, seja municipal, estadual e federal, e nada faz ou fez de concreto para solucionar o déficit de moradias e de rede de saneamento básico.

Não é irresponsável quem mora nas encostas na maioria das situações, por necessidade, Sr. Governador.

14 anos depois, a tragédia se repete. E em maiores proporções.

Pouca coisa foi feita. A demagogia e as obras para palanque eleitoral ainda são mais importantes para os nossos políticos "amadores"...

Ainda vou ouvir essa:

"A culpa é de São Pedro. Foi muita chuva!"

E vem Copa do mundo e Olimpíadas por aí....