quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Quem tá certo e quem tá errado?

Hoje pela manhã as emissoras de TV, que comiam mosca durante o apagão que ocorreu no fim da noite de ontem (10), estavam esbaforidas para garantir o "furo", a informação aos seus fiéis espectadores.

O secretário executivo do Ministério das Minas e Energia, Márcio Zimmerman, estava em um link montado pela TV Globo para dar explicações do blecaute à nação, quando a jornalista da "rival" Record entrou ao vivo no programa matinal "Hoje em dia" e resolveu também entrevistar o secretário:



É a guerra pela informação...

Rádio: imortal e a prova de apagões

Boa parte da região sudeste, sul e centro-oeste e algumas cidades do nordeste do Brasil foram atingidas ontem (10) por volta das 22h, pelo apagão de energia elétrica oriundo da falha nos transmissores da usina de Itaipu, no Paraná. Parte do Paraguai e Argentina também foi afetado pelo problema que pode ter sido em virtude de uma tempestade que caiu na região da hidrelétrica. Horas depois o sistema se reestabeleceu. O ministério de Minas e Energia afirmou que não há problema na geração de energia e não há riscos de apagões, como ocorrerram há alguns anos.

Eu estava no ônibus 268, na Av. Francisco Bicalho no Centro da Cidade, quando ocorreu o apagão. Ouvia pela TUPI o jogo Campinense x Vasco, quando o sinal da rádio caiu, mas segundos depois retornou. Ouvi o repórter Odilon Jr., que cobre o Fluminense no Paraguai para o jogo da Copa Sul-americana de hoje (11), afirmar que em Assunção, capital paraguaia, a luz tinha acabado.

Achei estranhíssimo e resolvi ligar para minha casa. Também sem energia elétrica. Depois pela TUPI e pela BandNews ouvia as cidades e os estados afetados pelo blecaute. No coletivo, eu informava as pessoas dos acontecimentos e sob rostos de dúvidas, cansaço e tensão, pouco a pouco com o trânsito congestionado e com o calor, iamos chegando em casa.

Ainda no ônibus, liguei para o meu amigo e comunicador Fernando Sérgio. Como ouvia o plantão pela Super Rádio Tupi, resolvi informar a ele o panorama da situação na Linha Amarela, local em que estava preso pelo trânsito. Quando cheguei em casa liguei novamente e também quando retornou a energia, por volta das 3h;

O Fernando citou as minhas informações, assim como a de outros ouvintes, em todo o Brasil.

Enfim , todo esse testemunho é para afirmar categoricamente: O rádio permanece - mesmo com TV e Internet - como o melhor veículo informativo. Devido a portabilidade, no celular ou pelo aparelho à pilha, ele vai para qualquer lugar e com a verdadeira interatividade que possui, permite que os ouvintes sejam os repórteres em qualquer lugar, através de um telefone.

Ontem, apenas o rádio foi capaz de informar as pessoas o que acontecia em parte do Brasil. E em especial quero dar os parabéns a excelente cobertura feita pela Super Rádio Tupi e ao Fernando Sérgio, que apurou com todas as fontes possíveis - Ministério das Minas e Energia, Diretor da Hidrelétrica Itaipu, Presidente da Cedae, representantes públicos e ouvintes - o que acontecia. Quem ouviu a Tupi soube o que de fato aconteceu, praticamente em tempo real.

Um apagão de algumas horas nos colocou de frente a vulnerabilidade de alguns sistemas. Porém, o rádio seguiu firme e com o recurso do gerador, manteve informada a população.

Ponto para o Rádio! Por isso que sou apaixonado por ele...

Agora, podem apostar: O que vão explorar este apagão politicamente...