quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Lula 2.0

O presidente Lula recebeu hoje, no palácio do planalto, alguns blogueiros que com seus blogs, levam informação com crítica e independência editorial, não encontrada hoje nos grandes veículos e na grande imprensa.

Lula declarou na entrevista coletiva que se decepcionou muito como a Globo se esforçou para provar que um objeto - além da famigerada e provada bolinha de papel do SBT - pesado e cilíndrico, como uma fita adesiva, atingiu o então candidato à presidência José Serra.

Lula disse ainda que, após terminar o mandato e curtir quatro meses de férias, vai virar "tuiteiro" e "blogueiro".

Muito interessante este encontro do Lula com os blogueiros. Isso é um reconhecimento da importância que a internet, como difusora de informação limpa e crítica, sem interesses escusos, pode exercer daqui para a frente. Citar a Globo também não foi em vão. A Globo é quem mais pode sofrer com a "liberdade" da internet.

O episódio da bolinha de papel e da suposta fita adesiva foi desmistificado pela internet, assim como outros boatos estapafúrdios.

Mas a grande rede permite que boatos se espalhem, sem a identificação de quem espalhou.

A internet é mais mocinha que vilã. Uma regulação, sem ser o controle, pode ajudar a resolver isso.

Estamos vendo o fim do monópolio da informação. A grande imprensa não tão dominante agora como era.

Interssante o Lula - que para alguns preconceituosos é pouco instruído e inteligente, mas não na minha opinião -  reconhecer a blogosfera como um poderoso difusor da liberdade de expressão.

A imprensa, nos termos que conhecemos hoje, começa a se transformar. A atividade jornalística se transforma radicalmente. Não há mais passividade do público.

Quem viver, verá.