sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Primo rico, primo pobre

Ao chegar em casa no fim da noite ontem, acompanhei a maciça cobertura da TV GLOBO e da RECORD NEWS sobre o desfecho da convenção do Partido Democrata nos Estados Unidos que ratificaram Barack Obama como candidato à presidência. Transmitindo ao vivo com correspondentes dentro do lotado estádio que recebeu o "espetáculo", as emissoras demonstraram o clima contagiante de felicidade entre os democratas.

Especialistas consideram que agora de fato, começam as eleições. E Obama parece ter entendido isto, pois foi agressivo em seu pronunciamento oficial, atacando seu oponente, John McCain, e deixando claro quais vão ser suas prioridades para o país que após oito anos do desastroso republicamo Bush, encontra-se em crise econômica.

Porém, enquanto a "festa" acontece nos Estados Unidos, problemas sérios ocorrem em um país que, por estar incluso no "terceiro mundo", quase não se dá destaque para a gravidade do caso em toda a imprensa. O governo de Evo Morales, na Bolívia, eleito por voto direto, democraticamente, recentemente teve que passar por um plebiscito para ser "referendado" novamente. Até aí, nada tão grave. Porém, Evo está sendo atacado a todo momento, visando o seu enfraquecimento, assim como ocorreu como Chávez há alguns anos na Venezuela. Manifestações populares pró e contra Evo esquentam o clima na Bolívia e teme-se que haja uma grave instabilidade social.

Mas para isso, não há sequer correspondentes internacionais para nos informar o que ocorre com os nossos vizinhos, só com os "patrões". Evidente que deve-se informar as eleições americanas, mas, a imprensa não pode omitir as informações de uma democracia que como nos Estados Unidos, é legítima.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Raposa indomável

Sairá nas próximas horas a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a validade da demarcação de terras da reserva indígena Raposa Serra do Sol, localizada em Roraima. A região, de 1,7 milhão de hectares, passou a ser através de decreto do presidente Lula em 2005, propriedade indígena. O imbróglio se formou após agricultores da região serem ameaçados de perder suas plantações situadas na região, e também, o governo do estado de Roraima contestar a legalidade da demarcação.

Este barril de pólvora poderá explodir a qualquer momento, e dependendo da decisão do STF poderá ser o mais breve possível. Acontece que para muitos demarcar um latifúndio para os indígenas pode ser uma brecha para a ganância estrangeira penetrar em terras brasileiras, como a Amazônia. Já há casos de índios evangelizados falando inglês nesta região. Para os plantadores da região, cerca de 10% do território, desfazer-se de Raposa Serra do Sol significa eentregar de bandeja suas riquezas e prejudicar a economia local. Por outro lado, o governo federal não quer ver derramento de sangue e acredita que a divisão de terras é um acerto de dívida histórico para com os índigenas. Seja qual for a decisão, certamente a polêmica continuará, e dependendo dos ânimos, a situação pode se agravar cada vez mais, inclusive com derramamento de sangue nesta região, que independente de ter índio, plantadores de arroz e cidadãos de Roraima, é território brasileiro. Vamos torcer para que a tolerância e o bom senso imperem nesta delicada situação.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Mal-educado

Uma recente pesquisa realizada pelo IBOPE a pedido da organização "Todos pela Educação" apontou que para a população brasileira, a educação vem em sexto lugar como critério de escolha de um candidato a um cargo eletivo. Na mesma pesquisa, a criação de empregos é o maior anseio dos votantes, seguido por combate ao tráfico de drogas, combate à corrupção e políticas de assistencialismo, como o Bolsa-Família e o Bolsa-Escola, conhecidos por ser de transferência de renda.

Também foi divulgado que menos de 30 % dos políticos que investiram maciçamente em educação, melhorando o nível escolar, conseguiram se reeleger. Enquanto 66% daqueles que investiram em programas sociais assistencialistas, se reelegeram. Atualmente, há uma campanha em Rádio, Jornal e TV, apoiada pelo grupo "Todos pela Educação" e outros muitos parceiros, para conscientizar a população da importância da educação como prioridade social.

Esta pesquisa reflete o discernimento geral da massa brasileira ao votar. Em um país que ainda muitos não vivem, mas sobrevivem, educação não é o prioritário. Prioritário é a "esmola institucionalizada" como os Bolsas-Esmolinhas do governo federal, que dão uma manjubinha para os carentes, mas não os ensinam a pescar um lambari. E para esses que passam fome alimentar, social e muitas outras, a educação não enche barriga. E é aí que muitos desses nossos corvos da política se fazem, criando esses currais eleitorais para se regozijarem nos cargos e sugar tudo aquilo que a corrupção lhes pode ceder.

Eu me lembro bem neste momento do Senador de Brasília, ex-governador da mesma cidade e candidato à presidência em 2006, Cristóvam Buarque. O seu lema era Educação, assim como foi em todos os seus mandatos. Resultado: Cristóvam não se reelegeu no governo da capital federal, teve apenas 2% dos votos válidos para a presidência e quando ministro da educação de Lula, teve que sair devido as inúmeras restrições que sofreu para implantar um projeto de educação digno para a sociedade brasileira.

É vital informar àqueles que não sabem que só através de uma educação digna e real, o país poderá evoluir, formando cidadãos conscientes de como é que se deve exercer realmente o direito ao voto no nosso regime democrático. Certamente além de aumentar o nosso quadro de medalhas em olimpíadas, melhoraremos também a saúde, o saneamento básico, o combate a violência e muitas outras atuais mazelas, porque de fato a massa entenderá que emprego, saúde, combate ao tráfico e a corrupção é um dever de nossas autoridades, assim como é nosso dever escolher bem quem irá nos representar por quatro anos. E isso, uma educação desenvolvida fará.

domingo, 24 de agosto de 2008

A Rodada...

Os resultados da 22º rodada do Brasileirão trazem ao campeonato uma disputa emocionamente e acirrada para quem está brigando pelas primeiras posições, na área intermediária e na zona de rebaixamento. No sábado, o Vitória não tomou conhecimento do Figueirense em Florianópolis e venceu por 2 a 1, encostando no G-4. No Maracanã, o Fluminense segue invicto na era Cuca, empatou com o Sport por 1 a 1 e permaneceu fora da zona de descenso à série B de 2009.

No Domingo, o Flamengo conseguiu o empate em 1 a 1 contra o Internacional. Este resultado que não foi comemorado por ninguém, pois "estacionou" os times em suas posições.

No Pacaembu, o Palmeiras afundou a Portuguesa por 4 a 2. O Verdão passa o Cruzeiro e o Botafogo, agora é o vice-líder, e se solidifica nas primeiras posições. A Lusa, na zona de rebaixamento e jogando mal, demitiu o técnico Valdir Espinosa.

O Santos reagiu e venceu o Cruzeiro na Vila Belmiro por 2 a 0. Bom resultado, mas ainda insuficiente para tirar o peixe das últimas posições. O Time mineiro perdeu a chance de encostar ainda mais no líder e caiu para a terceira posição.

Em Recife, o Náutico cedeu no fim da partida o empate ao Grêmio, 1 a 1, resultado que mantém o Timbú na zona de rebaixamento. Com o gol já nós acréscimos, o Grêmio conseguiu ampliar novamente para cinco pontos a vantagem para o segundo colocado, agora o Palmeiras, e segue isolado na ponta.

Bem parecido com o que ocorreu em Recife, O Botafogo vencia por 1 a 0 até os 44 minutos do segundo tempo, dava a pinta que ia chegar a vitória, porém, cedeu o empate ao Vasco. O Alvinegro se mantém no G-4, mas deixou escapar a chance de chegar nesta rodada a vice-liderança. O Vasco com o empate, fica na 14º posição, afastado da zona de rebaixamento, chegando ao quarto jogo sem perder.

Outros resultados: Coritiba 2 x 2 São Paulo, Ipatinga 1 x 0 Goiás e Atlético-MG 4 x 0 Atlético-PR.

Rumo a Londres - 2012

Chegou ao fim a maior Olímpiadas de todos os tempos. Os jogos de Pequim na China, sem dúvida, marcam não só pela exuberância das instalações, como pelos resultados ocorridos. O que dizer de todos os recordes quebrados, das oito medalhas na natação do americano Michael Phelps, do "ligeirinho" Jamaicano Usain Bolt, da gigante russa Helena Isinbayeva e também de todos os nossos medalhistas - Cesar Cielo, Maurren, as meninas e os meninos do futebol... - que independente da cor da medalha, assim como todos os outros participantes, são grandes vitoriosos.

Venho dizendo aqui que na China a vez foi das Mulheres. As Meninas do nosso Vôlei de quadra, a Ketleyn no Judô, as meninas de bronze no Iatismo e a grande estrela brasileira nestes jogos, a "Fênix" Maurren Higa Maggi. Parabéns a todas as nossas meninas!

Mesmo aqueles que não conseguiram o resultado esperado ou falharam, também nos ensinam grandes lições. A lição de que nem sempre venceremos, nem sempre perderemos, mas podemos sempre ser campeões em dignidade, moralidade e solidariedade. Certamente o Idealizador do jogos, o Barão de Coubertin, está muito orgulhoso deste grande momento da humanidade chamado Olimpíadas de Pequim - 2008. Parabéns a todos os atletas e aos chineses que mesmo com algumas diferenças culturais e problemas sociais graves promoveram sem problemas o evento. E que as autoridades políticas continuem lembrando que através do esporte podemos formar cidadãos conscientes que semearão a PAZ neste mundo tão intolerante.

Até Londres - 2012!

E vem ai as Paraolimpíadas de Pequim, outro grande exemplo de superação.