quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Conflito de Interesses - Parte 2

E a resposta da TV Record não demorou a vir.

Após a repercussão da notícia enfatizada pelo jornal FOLHA DE SÃO PAULO e pelas Organizações Globo, de que o Bispo Edir Macedo e mais nove pessoas foram denunciadas pelo MP de São Paulo de desviar dinheiro de doação de fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus para empresas particulares e também para aumentar o poderio comunicacional da Rede Record, os acusados agora se defenderam através de seu canhão, a TV RECORD.

Lembrando de novo: Globo e Record são concorrentes ferrenhas em TV aberta hoje. Uma tem afinação com a Igreja Católica. Outra é pertencente aos bispos da Igreja Universal.

Hoje, 12 de agosto de 2009, foi a vez do JORNAL DA RECORD, ancorado por Celso Freitas e Ana Paula Padrão, limpar a barra da casa.

Diferente do que fez o seu referencial, o JORNAL NACIONAL, o telejornal da Record não colocou a resposta logo na abertura. Ao longo do jornal, eram feitas chamadas do tipo: “Veja as inúmeras obras sociais da Universal financiadas pelo dinheiro dos fiéis”; “Crescimento da RECORD incomoda a Globo” e por aí foi...

A matéria de defesa ainda não tinha entrado quando começava o famigerado “JN”, voltando o seu foco inicial para o aprofundamento das denúncias. Novamente quase 11 minutos de matéria global. Com direito até ao espião César Tralli.

Aí, em seguida, o JR colocou a defesa da Record.

Afirmando que “acha estranho e ilícito” a Globo ter acesso a informações sigilosas do processo, a Record acha que os ataques atuais é “desespero” das Organizações Globo, pois os últimos números de audiência mostram que a REDE RECORD vem crescendo e já é líder em horário nobres.

A Record considera que esse seu crescimento incomoda o “monopólio global de comunicação”.

Em seguida, foi exibida uma reportagem mostrando as obras sociais da IURD e a honestidade que há no repasse das doações dos fiéis. A grandeza da igreja foi abordada na matéria citando trechos do livro do próprio bispo Edir Macedo: “Se fosse só exploração, as pessoas não voltariam. Se elas retornam a igreja, é porque é benéfico.”

A Igreja Universal do Reino de Deus está presente em muitos países atualmente, como Finlândia, Portugal, Inglaterra, Colômbia e África do Sul.

Celso Freitas encerrou a telejornal que as denuncias estão sendo investigadas.


Essa batalha vai continuar. Ou vai esfriar para ambos os lados. Nunca antes na história deste país religião e TV foram tão conflitantes.

To curioso para ver se mensagens subliminares vão estar em “Bela, a feia” ou em “Caminho das Índias”

Nessa “Fazenda” da comunicação, espero que nós não ficamos “No Limite” das informações manipuladas... TUDO É POSSÍVEL!

Nenhum comentário: