sexta-feira, 8 de maio de 2009

Porco ou mosquito?

Foram confirmadas ontem pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, as primeiras quatro pessoas infectadas com o vírus da Gripe A, a famigerada Gripe Suína, no Brasil. Duas pessoas em São Paulo, uma em Minas Gerais e uma no Rio de Janeiro já foram tratadas e estão sem total risco de morte. Todas elas estiveram recentemente no México, país que registrou o foco da inédita doença. O ministro afirmou ainda que o Brasil está preparado para encarar uma possível epidemia, mas acredita que não haverá surto do vírus.

Até agora a gripe suína levou a óbito pouco mais de 40 pessoas em todo o mundo. Tenho lido que a gripe, apesar de nova e ter um vírus mutante, é de fácil tratamento com os remédios indicados. Já há o controle da doença em todo o mundo e a vida está voltando ao normal no México, supostamente o percursor deste pânico atual no mundo.

Comparando a gripe A com a Dengue por exemplo, ela ainda representa pouco risco a população. Só em 2008, segundo o site Estadao.com.br, a dengue vitimou fatalmente só no Rio de Janeiro 162 pessoas, em um montante de mais de 230 mil casos de pessoas infectadas confirmadas.

O fundamento da minha comparação é alertar que não esqueçamos de combater a Dengue. Mesmo com todos os holofotes para o simpático porquinho, ainda é um grande fantasma o aedes aegypti, um ínfimo mosquito que gerado principalmente por causa de nossos descuidos com o acúmulo de água, matou e pode matar muito só aqui em nossa cidade.

Nenhum comentário: