terça-feira, 9 de setembro de 2008

As chefes

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontou que entre 1993 e 2006, o número de mulheres chefes de família passou de 19,7% para 28,8%. Foi apontado também no estudo que as pessoas de cor negra estão menos presentes nas escolas. Eles apresentam médias de anos de estudo inferiores e taxas de analfabetismo superiores.

Esta pesquisa não surpreende em nada para quem está antenado na realidade da sociedade atualmente. Sabemos que as mulheres ocupam um grande espaço no mercado de trabalho atualmente por serem mais estudiosas que os homens, mesmo ainda na comparação ganhando menos que o seu sexo oposto pela mesma ocupação. Mais delicado ainda é a anacrônica defasagem social entre negros e brancos, e diante das políticas públicas atuais que considero inexpressivas para solucionar este problema, só daqui a muito tempo, mais muito mesmo, teremos uma proximidade da tão desejada justiça social.

E para um diário argentino, o atual presidente Lula disse que será uma mulher a próxima presidente, em 2010. Mais uma chefe para nos comandar!

E um negro presidente, quando teremos? Será Obama um prenúncio?

Nenhum comentário: