quinta-feira, 18 de junho de 2009

Fim do Monopólio da Informação?

Amigos do Blog, vou postar abaixo o meu trabalho de Teoria do Jornalismo e Audiovisual, curso esse ministrado pelo excelente Fernando de Almeida Sá, em que eu abordo a mais recente polêmica envolvendo a grande imprensa (Ou o PIG, PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA, para quem gosta): A criação do Blog da Petrobrás.

Leiam e opinem. Gostaria de saber o que vocês acham sobre a revolução que a Internet está causando e causará sobre aqueles que detém o monopólio de informar.

Blog da Petrobrás: Início do fim do monopólio da informação? Por Vitor Costa

Há pouco mais de um ano para as próximas eleições para cargos do legislativo e executivo, entre eles a presidência da república, a guerra eleitoral entre oposição e situação começou aqui no Brasil. Com dificuldades para combater a forte popularidade do presidente Lula, os opositores resolveram atacar através da estatal de maior credibilidade do país: a Petrobrás. Porém, não esperavam o revide: a criação do Blog Fatos e Dados, onde a empresa coloca na íntegra, antes da publicação nos meios, a mesma informação que fornece a imprensa, incluindo perguntas de jornalistas.

Provocando a fúria de determinados veículos, como o “O GLOBO” e a “FOLHA DE SÃO PAULO”, e de associações como a ANJ (Associação Nacional dos Jornais), que consideram o ato uma ofensa a investigação jornalística, esta ação da Petrobrás atinge em cheio o maior interesse daqueles que usam a imprensa para seus interesses: A manipulação da informação. Baseado na teoria do Agenda Setting, em que afirma que a imprensa ajuda a formar a opinião pública e orienta os interesses, estes veículos podem ver este tipo de ato minar este seu objetivo de direcionar a população de acordo com suas vontades.

Como acompanhamos também no filme “Mera Coincidência”, em que fatos são manipulados e até criados para iludir a população, é sabido que determinados veículos de comunicação estão a serviço de interesses de grupos políticos para manipular a informação ao seu bel-prazer. Eles editam para levar ao público aquilo que lhe convém, fazendo de tudo para favorecer o seu candidato preferido e prejudicar o outro. No caso do Blog, a informação vai na íntegra e sem intermediários, permitindo a todos o acesso ao real conteúdo, sem edições.

Através do Blog, a Petrobrás vai derrubar o monopólio da informação dos veículos e permitir ao público comparar a íntegra com o que recebe de notícia através dos meios. O uso da imprensa na guerra eleitoral vai sendo desmistificado e a sociedade brasileira vai ter a possibilidade de conferir quem é quem neste conflituoso jogo do poder.

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