sexta-feira, 19 de junho de 2009

Quem quer ser Jornalista ? (Parte 2) - Olhem o que a Globo acha...

Fazendo a minha costumeira leitura diária de blogs e portais do metiê jornalístico, encontrei no Comunique-se a matéria em que as Organizações GLOBO divulgam o seu posicionamento oficial sobre o fim da obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão de jornalista:

As Organizações Globo se manifestaram favoravelmente à decisão do Supremo Tribunal Federal de revogar a exigência do diploma para o exercício do jornalismo. Um comunicado divulgado na tarde desta quinta-feira (18/06) informa que o fim do diploma "apenas ratifica uma prática da organização".

"A decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o diploma de jornalista é bem-vinda. Ela atesta como legal situação vivida por órgãos de imprensa, que, há anos, têm na sua equipe especialistas de outras áreas, com talento reconhecido, mas que não se formaram na profissão. A decisão do STF apenas ratifica uma prática que sempre foi nossa”, diz o comunicado, assinado pelo vice-presidente João Roberto Marinho.

Os veículos de comunicação ligados à corporação mantêm em seus quadros de jornalismo profissionais que não são graduados nessa área. Na visão da empresa, essa prática não conflita com a contratação de jornalistas formados. No comunicado, as Organizações Globo reconhecem os cursos de Jornalismo como fundamentais e afirmam que continuarão a buscar neles seus profissionais.
---------------------------------------------------------

Como disse no Post abaixo, nada muda atualmente, visto que isso (jornalistas sem diploma) já ocorre naturalmente nas empresas de comunicação...

Mas e o futuro? E a qualidade jornalística, a ética, os conhecimentos teóricos importantes, a convivência acadêmica... Isso tudo não mudará radicalmente o conceito dos cursos de Jornalismo daqui para frente?

Será uma grande utopia a partir de hoje se qualificar em uma faculdade para jornalismo?

Já vejo surgir dezenas de "cursos rápidos de jornalismo: Seja jornalista em uma semana!"

O que será que está por trás deste interesse? Desqualificar a profissão para cada vez mais os verdadeiros detentores da liberdade de imprensa (os donos dos veículos)objetivarem os seus interesses escusos?

Comentem no Blog.

Nenhum comentário: