quinta-feira, 17 de junho de 2010

Web e TV

Navegando pelo portal comunique-se, leio três notícias que me chamam a atenção:

A primeira, mostra que mais jornalistas brasileiros foram assaltados na África do Sul. Já tinha sido assaltado o Felipe Andreoli, do CQC e agora mais quatro. Entre eles está o famigerado Juca Kfouri, que assim como os outros está aguardando a investigação do hotel;

Como a África do Sul tem seus problemas ainda agudos com a desigualdade social, os criminosos aproveitam a "oferta" de estrangeiros para roubos e furtos. Estes roubos estão diretamente relacionados com a pobreza do país e a falta de oportunidades, muito parecido com a nossa situação. O país ainda sofre com os resquícios do Apartheid.

As outras duas notícias tem digamos, uma co-relação.
  • Pesquisa da ComScore aponta que o Brasil é o país que mais lê notícias pela web na América Latina;
  • Pesquisa da Secom aponta que 96,6 % da população brasileira assiste a TV; Rede Globo segue como a preferida, para 69,8% dos ouvidos. William Bonner, da TV Globo é quem goza de maior credibilidade, a frente da segunda colocada, sua parceira de bancada e de vida real, Fátima Bernardes.
Essas pesquisas apontam um crescimento real da internet na rotina dos brasileiros que buscam informação. Mas, a Web ainda está longe de ser popular. Em contrapartida, a TV - apesar de perder espaço segue soberana, e a TV Globo reina ainda absoluta.

Espero apenas que este salto na internet também seja de qualidade. Não adianta migrar para a Web e continuar com o habitual da TV. Na Web, nós podemos escolher o conteúdo. Não somos meros receptores, negociamos com o meio e escolhemos o que vemos.

Mas, tem que saber escolher também... Buscar uma informação e se aprofundar nela é o ideal. Será o primeiro passo para os brasileiros começarem a se situar melhor como brasileiros.

Nenhum comentário: