terça-feira, 20 de abril de 2010

Campanhas e posições

A polêmica instalada com a campanha dos 45 anos da TV Globo levanta uma questão a ser discutida:

"Podem os grupos de comunicação ter uma posição clara em relação a suas preferências políticas?"

Minha opinião: levando-se em conta o regime em que vivemos - democracia - seria possível sim, e bem mais leal e ético.

Mas, a recente história da formação política brasileira, bem como as questões sociais e as relações de poder e monopólio exercidas neste país poderiam tornar este tipo de ato, o de manifestar publicamente suas preferências políticas, um tanto quanto desorganizado.

É mais lícito e ético ser claro do que fazer campanha subliminar e/ou travestida.

Triste não é a Globo, a Veja e a Folha supostamente apoiarem o Serra. Eles tem o direito disso em uma democracia de fato.

Triste é a Globo, ou qualquer outro grupo de comunicação, não se posicionar publicamente sobre seus candidatos ou ideologias preferidas e ainda tentar ludibriar o cidadão com campanhas ou manipulações favorecendo um e denegrindo o outro.

Olho vivo...

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