segunda-feira, 25 de maio de 2009

Falácias do poder


Li que o primeiro-ministro e dono de quase tudo na Itália, Silvio Berlusconi (foto), afirmou em entrevista a CNN que jamais cometeu gafe e que todas elas foram inventadas pela imprensa. "Nunca cometi gafes, nem uma única vez, todas as gafes foram inventadas pelos jornais", afirmou o premiê, que é proprietário de um grupo de comunicação italiano, a Mediaset.

Berlusconi falou também que preferiria fazer outra coisa mais agradável a ser político: "Estou aqui agora, porque, infelizmente, Berlusconi é o único líder capaz de manter a centro-direita junta".

Responsável por inúmeros descuidos - como deixar a premiê alemã Angela Merkel esperando por muito tempo na entrada de um cerimonial enquanto falava ao celular - o todo poderoso da Itália esteve nas manchetes nos últimos dias por conta de seu divócio, que de acordo com sua (ex)-esposa foi provocado pela virilidade e desejo por mulheres jovens do primeiro ministro. Ele reclamou da invasão de privacidade e da super exposição que vem sofrendo: Acho que é vergonhoso o comportamento das pessoas que invadem a intimidade e fazem uso da esfera privada para ataques políticos".

E para o povo, ele bradou: "Vou explicar exatamente qual é a situação. E terei todos os italianos do meu lado e, mais uma vez, essa acusação atuará como um bumerangue contra as pessoas que o lançaram".

Berlusconi fez o que muitos costumam fazer diante de escorrregadas pessoais: Usou retórica e falácias, transferindo a culpa para a "maldosa" imprensa. Tudo bem que a mídia não é um anjo de candura, mas a inventar gafes... Silvio, seja mais malandro! dinheiro não compra tudo, né...

Nenhum comentário: