No sábado, fui ao Maracanã assistir ao jogo Vasco x Ipatinga válido pela 19ª rodada da série B.
Com a quebra de recorde de público nas quatro divisões do futebol nacional - 79.636 pessoas presentes - o clube que competara um dia antes 111 anos, venceu por 4 a 0.
O Vasco assumiu a liderança isolada na segunda divisão e segue firme para retornar com louvor à série A.
Evidente que torço para o Vasco. Mas, com o passar dos anos e com a minha observação jornalística, reparo que a queda para a série B está fazendo uma "revolução" positiva no clube.
Além da visível melhora na administração, com profissionais conceituados, os torcedores abraçaram o Vasco e não deixaram o sentimento parar. Provavelmente, caso não tivesse sido rebaixado, hoje o clube estaria disputado a primeira divisão na mesma condição dos outros clubes cariocas.
O Flamengo acaba de ser derrotado pelo Avaí - que era lanterna há algumas rodadas e agora está entre os quatro primeiros - em Florianópolis por 3 a 0. E olha que foi barato...
O time estava todo retalhado, entre juniores e reservas. E ainda piorou a situação para o próximo jogo no Brasileirão: Adriano - terceiro cartão amarelo - e Willians - expulso - estão suspensos e não jogam contra o Santo André.
Tá feia a coisa... e pode piorar...
E o Botafogo, em um jogo em que a arbitragem com suas "lambanças" foi o destaque, conseguiu um suado empate contra o Corinthians em São Paulo: 3 a 3. O resultado até poderia ser comemorado ou encarado com normalidade, se não fosse a condição atual do alvinegro carioca: ZONA DO REBAIXAMENTO.
E é lá que também está o Flu. E pior, está na lanterna. NA ZONA E NA LANTERNA. O time empatou em casa com o bom time do Barueri em 0 a 0 e continua sua via crúscis no atual certame. O Fluminense, de acordo com os matemáticos, precisa de 45 pontos para se "salvar". Como tem 16 pontos em 21 jogos, o clube precisará conquistar mais 29 em 17 partidas. Fica dificil ter esperanças em um time que só conquistou 3 vitórias até agora...
ZONA DO REBAIXAMENTO... tem sido comum esta "região" para os cariocas nos últimos campeonatos...
Será que este "se salvar do rebaixamento" é real?
Há uma "salvação" também no planejamento, na administração, nos dirigentes desses clubes?
O Avaí e o Barueri são clubes médios, mas com planejamento, organização e administração eficientes, conseguem motivar seus atletas a conquistarem resultados positivos.
Quem não vai se motivar a jogar em um clube que paga em dia e é organizado?
Será que só um rebaixamento á série B para Flamengo, Fluminense e Botafogo será a salvação ?
Voltemos ao exemplo que eu citei no início deste post: O Vasco precisou cair para se reestruturar. Grêmio, Palmeiras, Corinthians e Atlético-MG também caíram recentemente e hoje estão mais fortes.
Torço para que eles não caiam. Torço para que se fortaleçam. Mas eu também torci e torço muito para o Vasco na segundona, que está se reinventando.
Às vezes, recuar é a estratégia mais correta...
Futebol Carioca. Precisa ser resgatado. De tradição somente, ninguém vive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário