terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Sim aos estaduais

Depois de alguns cansativos dias, reescrevo em meu querido blog sobre a minha expectativa para uma competição de futebol que é contestada por alguns, mas para muitos é o motivo principal para o acirramento das rivalidades locais: Os campeonatos estaduais.

Começando com o Carioca, que tem uma história mais que gloriosa, é fato que grandes clássicos e decisões ocorreram no certame fluminense. Quem não lembra do gol de Cocada, que só entrou em campo para dar o título ao Vasco em 1988; De Maurício, que após uma "empurradinha" em Leonardo, marcou o gol do título em 1989, derrubando um jejum de 21 anos sem títulos do Botafogo. Tem também o inesquecível Fla x Flu de 1995, com a barriga de Renato Gaúcho decidindo para o Fluzão, e a magistral cobrança de Petkovic, que em 2001 sacramentou o tricampeonato sequencial do Flamengo sobre o Vasco.

Assim também é no Paulista, Mineiro, Gaúcho, Catarinense, Baiano... Um país continental como o nosso, além se ser o que melhor pratica a modalidade, pode e deve ter esse tipo de competição, pois já foi demonstrado pela história e pelo faturamento, que é essencial. O que deve sempre acontecer é uma organização coerente, sem privilégios a times A ou B, e o fortalecimento aos clubes considerados "pequenos" ou "médios" através de auxílio das respectivas federações.

Acabar com os estaduais, como já tentaram fazer em 2002, com os horrorosos torneios interestaduais como RJ X SP, Sul X Minas..., é uma agressão aos torcedores, a história e as cidades sede dos clubes do interior, que esperam por este momento para ficar próximo dos grandes times.

Vamos acompanhar os campeonatos e quando a disputa acirrar, teremos grandes jogos que com toda a certeza, escreverão mais um capítulo da vitoriosa história do nosso futebol.

2 comentários:

Unknown disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM VC MEU CARO VITOR... TIRAR A ALMA DOS ESTADUAIS É UM ULTRAGE A TODAS AS NAÇÕES APAIXONADAS POR FUTEBOL DE RAIZ!!!
E PARABÉNS PELO BLOG, MTO BOM, DE PRIMEIRA LINHA!!
PARABÉNS MSM...
ABÇ... E SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS!!!
MÁRIO SÉRGIO

Vitor Costa disse...

É isso aí, Mário, valeu pelo comentário! (Até rimou...)